Tive o privilégio de estar presente no concerto inaugural da Filarmônica de Minas Gerais, há 15 anos, em Belo Horizonte. No Palácio das Artes, a orquestra interpretou a Nona sinfonia de Beethoven, sob regência de seu diretor artístico e regente titular Fabio Mechetti. Já intuíamos que aquele era um momento especial de criação de uma nova e moderna orquestra sinfônica no país, mas creio que poucos sonhávamos com a incrível trajetória que a Filarmônica de Minas Gerais trilhou desde então. Rapidamente ela se tornou um dos principais conjuntos do país e, com a inauguração da espetacular Sala Minas Gerais, alcançou um padrão de excelência e um patamar de produção e de difusão artística raros no Brasil. Para a matéria de capa desta edição da Revista CONCERTO, o jornalista Irineu Franco Perpetuo conversou com diretores e músicos e rememora os principais momentos dos primeiros 15 anos da Filarmônica de Minas Gerais.
A entrevistada do mês é a diretora cênica Julianna Santos, que assina a nova montagem de Così fan tutte, de Mozart, produção do Theatro Municipal de São Paulo. Em conversa com o editor executivo João Luiz Sampaio, Julianna fala de seu trabalho e da atualidade da ópera no mundo em que vivemos.
O maestro Tobias Volkmann é o artista em foco na seção Fermata. Tobias, que tem desenvolvido uma consistente carreira no Brasil – neste mês ele rege dois concertos da Orquestra Villarmônica no Rio de Janeiro –, tornou-se agora também diretor musical da Orquesta Sinfónica de la Universidad Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina.
O compositor Sergei Rachmaninov, que neste 2023 é lembrado pelos 150 anos de seu nascimento, é tema da seção especial Efeméride. A jornalista Camila Fresca conversou com alguns músicos que irão interpretar obras do mestre ao longo do ano.
Leia, ainda nesta edição, uma entrevista com o pianista canadense Marc-André Hamelin, que fará recital na Sala São Paulo, e uma matéria de Sidney Molina sobre o violonista e luthier Sérgio Abreu, falecido em janeiro. E acompanhe as colunas de nossos articulistas João Marcos Coelho, sobre os 100 anos de György Ligeti, e Jorge Coli e Júlio Medaglia, que refletem sobre recente polêmica envolvendo um programa da Orquestra Sinfônica da Bahia.
Esta edição também inclui as novas temporadas do Theatro São Pedro de São Paulo, das Orquestras de Guarulhos, da Dellarte no Rio de Janeiro, bem como sobre a programação da série de câmara da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.
Consulte o Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO e participe com a gente da temporada musical de sua cidade
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor