Prezada leitora, prezado leitor,

por Nelson Rubens Kunze 01/04/2023

“Dando um grande exemplo de como deve ser tratada a cultura no país, o governo do estado do Amazonas investe em música erudita dotando o histórico Teatro Amazonas, em Manaus, de sua primeira orquestra sinfônica.” Retirei essa frase de meu editorial publicado na Revista CONCERTO de novembro de 1997, que trazia na capa uma foto dessa joia que é o Teatro Amazonas. A criação da orquestra, lembrada pelo maestro Julio Medaglia em seu artigo nesta edição, visava a dar vida ao teatro centenário, que naquele ano também havia abrigado a segunda temporada do Festival Amazonas de Ópera. 

A capa desta edição da Revista CONCERTO festeja a 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). O jornalista Irineu Franco Perpetuo relembra a história do maior evento lírico do país, que logrou conquistas inéditas, como a encenação da integral de O anel do nibelungo, de Richard Wagner. Se em geral acompanhamos “somente” as montagens que o FAO promove, ele incentivou não apenas a criação da Amazonas Filarmônica, mas também a fundação e a consolidação do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, instituição de formação em música e artes que transformou a paisagem cultural de todo o estado do Amazonas. O investimento que o governo do estado do Amazonas faz há 25 anos é mesmo um grande exemplo de como deve ser tratada a cultura em nosso país. Parabéns!

Em promoção do Mozarteum Brasileiro, o excepcional pianista austríaco Rudolf Buchbinder apresenta-se neste mês em dois recitais na Sala São Paulo. Buchbinder conversou com a jornalista Camila Fresca e falou de sua trajetória e sua ligação com a música de Beethoven, do qual é um dos mais reconhecidos intérpretes.

A seção Fermata desta edição apresenta o jovem violonista Plínio Fernandes, intérprete de projeção internacional, que neste mês abre a série de violão da Cultura Artística.

A Dellarte completa quarenta anos de atividades em 2023. Fundada pela pianista e professora Myrian Dauelsberg, que junto ao filho Steffen segue ativa na condução da entidade, a Dellarte trouxe ao Brasil nomes estelares da música clássica internacional. Na seção Brasil Musical, a jornalista Luciana Medeiros relembra a história da Dellarte e seu papel também fundamental na promoção e no incentivo da atividade musical brasileira.

Leia, ainda nesta edição, os artigos de nossos colunistas João Marcos Coelho e Jorge Coli, bem como textos sobre as óperas O rapto do serralho, de Mozart, que será apresentada no Theatro Municipal de São Paulo, e O castelo do Barba Azul, de Bartok, que terá interpretação concertantes pela Osesp.

Leia a Revista CONCERTO e participe com a gente da temporada musical de sua cidade.

Nelson Rubens Kunze
diretor-editor