Prezada leitora, prezado leitor,

por Nelson Rubens Kunze 01/07/2024

Há 25 anos, em julho de 1999, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo inaugurava sua sede, a Sala São Paulo, mais importante teatro de concertos sinfônicos do país. Sob regência do maestro John Neschling, que liderou a reestruturação da orquestra e a construção da sala, a Osesp interpretou a Sinfonia nº 2, Ressurreição, de Gustav Mahler. Desde então, o grupo – que neste ano completa 70 anos – trilhou uma trajetória artística inédita em nosso país e que acabou por projetá-la no mundo inteiro.  

A matéria de capa desta edição trata do duplo aniversário Sala São Paulo e Osesp, que será comemorado neste mês novamente com a Ressurreição, de Mahler. A jornalista Amanda Queirós conversou com músicos e com o diretor-executivo Marcelo Lopes para rememorar um pouco dessa história e saber como a instituição planeja o futuro. 

O pianista russo Daniil Trifonov – reconhecidamente um dos mais brilhantes artistas da atualidade – faz em julho recitais em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente pelo Mozarteum  Brasileiro e pela Dellarte. Trifonov conversou com o jornalista Irineu Franco Perpetuo e falou de suas atividades. 

Para a seção Fermata, o editor executivo João Luiz Sampaio conversou com a soprano Laiana Oliveira, que neste mês canta na estreia brasileira da ópera Eu, vulcânica, da sueca Malin Bång, no Theatro Municipal de São Paulo. Sampaio também é autor da matéria sobre Ferruccio Busoni, cuja ópera Turandot será montada no Theatro São Pedro em São Paulo. 

Na seção Acontece, a jornalista Luciana Medeiros escreve sobre Devoção, ópera de João Guilherme Ripper sobre libreto de André Cardoso, que estreia no Palácio das Artes em Belo Horizonte. Outra esperada encenação, Il trittico, trinca lírica de Giacomo Puccini que será encenada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, é tratada pela jornalista Ana Cursino Guariglia na seção Palco. E a seção Histórias da música é dedicada aos vinte anos do projeto Vale Música Belém, em texto da pesquisadora Júlia Tygel. 

Leia, ainda nesta edição, as colunas de nossos articulistas Camila Fresca (sobre um importante levantamento feito pela Fundação Donne), João Marcos Coelho (sobre o pianista Caio Pagano), Jorge Coli (que relembra a lendária soprano Maria Malibran) e Júlio Medaglia (sobre o falecimento de Clóvis Pereira).  

Além disso, consulte o Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO, que lista dezenas de eventos em diversas cidades do Brasil, muitos dos quais gratuitos ou com preços econômicos. Escolha seu programa e participe com a gente da temporada clássica de sua cidade. Bom CONCERTO! 

Nelson Rubens Kunze 
diretor-editor