Prezada leitora, prezado leitor,

por Nelson Rubens Kunze 01/08/2024

Neste mês de agosto, a cidade de São Paulo e o Brasil têm um grande marco cultural a comemorar: o novo Teatro Cultura Artística. Dezesseis anos após ser consumido por um grande incêndio, o teatro reabre a suas portas – com a fachada e parte de suas áreas de entrada restauradas conforme o projeto original do arquiteto Rino Levi. O novo Teatro Cultura Artística terá uma sala principal para 750 espectadores – projetada especialmente para a música de concerto – e um auditório para 150 pessoas. A grande inauguração se dará no dia 25 de agosto, junto com a abertura de temporada 2024 da Cultura Artística, com a Kammerphilharmonie Bremen e o pianista Jan Lisiecki. Leia, na matéria de capa desta edição, a reportagem da jornalista Amanda Queirós, que conversou com o superintendente Frederico Lohmann para escrever sobre o novo teatro e a visão de futuro da Sociedade de Cultura Artística. 

A extraordinária mezzo soprano norte-americana Joyce DiDonato é a entrevistada do mês. Em conversa com o jornalista Irineu Franco Perpetuo, DiDonato fala de suas atividades e conta sobre seu novo espetáculo cênico, Eden, que apresentará este mês na Sala São Paulo, dentro da série da Tucca. 

Para redigir a seção Fermata, a pesquisadora Júlia Tygel entrevistou o ativo compositor Rodrigo Lima. Nascido em Guarulhos, Rodrigo cresceu em Araguaína, cidade do norte tocantinense que, na época, pertencia a Goiás. Júlia escreve: “avesso a correntes, escolas ou tendências, o compositor conta como sua formação multifacetada não permite que ele se adeque a padrões estilísticos preestabelecidos. Seu maior prazer ao compor é ‘esticar a corda’ para além dos limites de sua zona de conforto”. 

Entre agosto e outubro, Guarulhos promove a terceira edição de seu festival de ópera. A jornalista Ana Cursino Guariglia conversou com o maestro Emiliano Patarra, diretor do evento, bem como com artistas que participam do evento, para contar da estreia mundial de O afiador de facas, do jovem compositor brasileiro Piero Schlochauer, e da montagem de A longa ceia de Natal, de Paul Hindemith, esta em primeira audição brasileira. 

Leia ainda nesta edição os artigos de nossos colunistas Camila Fresca (sobre a compositora Caroline Shaw), João Marcos Coelho (sobre o livro de entrevistas de Carlos Kater em torno de Villa-Lobos), Jorge Coli (que faz um relato do Festival Wagner da Bulgária) e Júlio Medaglia (sobre os 100 anos da obra Rhapsody in Blue, de George Gershwin).  

Consulte todas as informações sobre os eventos clássicos do mês no Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO. Escolha  
os seus concertos e participe com a gente da temporada musical de sua cidade! Bom CONCERTO! 

Nelson Rubens Kunze
diretor-editor