Prezada leitora, prezado leitor,

por Nelson Rubens Kunze 01/10/2024

Franz Schubert é a capa desta edição da Revista CONCERTO. O compositor foi um dos grandes gênios da música ocidental, artista que, no início do século XIX, moldou estilisticamente a passagem do classicismo ao romantismo. Neste mês, sua Sinfonia inacabada será interpretada pela Filarmônica de Minas Gerais e pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, que realiza um Festival Schubert com mais outras obras do mestre. Na ocasião, a Osesp promoverá também dois recitais com o pianista britânico Paul Lewis, um dos grandes especialistas neste repertório. A matéria de capa foi escrita pelo jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo e conta sobre Schubert e sobre os repertórios programados. 

O entrevistado do mês é o violinista Alejandro Aldana, spalla do Theatro Municipal de São Paulo e um dos fundadores do conjunto São Paulo Chamber Soloists (SPCS). Em conversa com o editor executivo João Luiz Sampaio, Aldana fala de sua trajetória artística e do festival que a SPCS realiza neste mês no Teatro Cultura Artística.  

O Musica Brasilis, projeto de pesquisa e difusão da música brasileira idealizado e dirigido pela cravista Rosana Lanzelotte, completa 15 anos em 2024. Para comemorar, será realizado um concerto na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, escreve a jornalista Luciana Medeiros na matéria “Diálogos e descobertas”. Já a seção Fermata enfoca o barítono coreano Taehan Kim, vencedor do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica. Amanda Queirós conversou com Kim, que falou de sua carreira e sua turnê pelo Brasil.  

O Theatro São Pedro de São Paulo apresenta neste mês o espetáculo Grão da voz, especialmente criado por Ligiana Costa para o exímio sopranista Bruno de Sá. A jornalista Ana Cursino Guariglia relata sobre a produção, que terá quatro récitas com a Orquestra do Theatro São Pedro sob a direção de André dos Santos. Além disso, na seção Repertório, João Luiz Sampaio escreve sobre Giuseppe Verdi e sua ópera Nabucco, que sobe ao palco este mês no Palácio das Artes de Belo Horizonte e no Theatro Municipal de São Paulo. 

Iniciamos, a partir desta edição, a divulgação das novas temporadas de 2025. E o primeiro grande lançamento é o da Osesp, como você pode ler na página 6.  

Acompanhe também os artigos de nossos colunistas Camila Fresca (sobre Villa-Lobos), João Marcos Coelho (sobre Hindemith), Julio Medaglia (sobre Tia Amélia) e Jorge Coli (que reflete sobre o papel das artes, especialmente da ópera). 

Leia a Revista CONCERTO e participe com a gente da temporada musical de sua cidade! 

Nelson Rubens Kunze 
diretor-editor