Orquestra de câmara da USP celebra 30 anos

por Redação CONCERTO 01/12/2024

Comemoração terá concertos na USP, no Instituto Tomie Ohtake e no Teatro Oficina 

A Orquestra de Câmara da ECA-USP, atualmente dirigida por Ricardo Bologna, completa 30 anos em 2025. Criada em 1995 pelo Maestro Olivier Toni, a orquestra é integrada por alunos do Departamento de Música da USP e dos cursos de extensão universitária. De 2001 a 2023, a Ocam foi dirigida pelo maestro Gil Jardim. 

O aniversário será celebrado ao longo de sua nova temporada com apresentações em diferentes palcos, um time importante de solistas convidados e uma busca por promover um diálogo entre diferentes comunidades musicais e sociais de São Paulo.  

A orquestra vai receber, por exemplo, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, na USP. No Instituto Tomie Ohtake, onde o grupo tem se apresentado nos últimos anos, terá concertos imersivos, nos quais o público terá a oportunidade de acompanhar apresentações de dentro da orquestra. Outro palco do ano será o Teatro Oficina, símbolo da vida cultural de São Paulo. 

A agenda terá convidados músicos como os pianistas Eduardo Monteiro, Cristian Budu e Rogério Zaghi, a clarinetista Camila Barrientos, a violinista Eliane Tokeshi e o violonista Edelton Gloeden (ex-diretor artístico dos Festivais Internacionais de Violão Leo Brouwer, promovidos pela Ocam e CMU), entre outros.  

Um importante destaque é a colaboração com Nicolas Brocard, campeão mundial de tênis de mesa, que participará do concerto Ricochet – Concerto triplo para pingue-pongue, percussão, violino e orquestra, uma parceria com o Centro de Práticas Desportivas da USP.  

Além de seu trabalho artístico, a Ocam tem se destacado por suas ações sociais. Desde 2021, após a pandemia, a orquestra arrecadou nove toneladas de alimentos, que foram distribuídas a comunidades carentes de São Paulo, incluindo o Ceasa, o bairro São Remo, aldeias indígenas do Jaraguá e projetos de assistência a moradores de rua apoiados pelo Padre Júlio Lancelotti.  

Ocam em concerto (divulgação, Marcelo Macaue)
Ocam em concerto (divulgação, Marcelo Macaue)