Nascido em Viena, Ludwig Minkus passou boa parte de sua vida na Rússia, onde, a partir dos anos 1850, teve contato com autores como Rimsky-Korsakov, Borodin, Cui e Mussorgsky – e se tornou requisitado compositor de música para balés. Uma de suas obras mais famosas no gênero é Dom Quixote, coreografado originalmente por Marius Petipa e apresentado pela primeira vez pelo Balé Bolshoi em dezembro de 1869.
E é o Dom Quixote que a São Paulo Companhia de Dança apresenta a partir do dia 4 no Theatro São Pedro, em coreografia de Márcia Haydée e com o maestro Claudio Cruz à frente da orquestra da casa e em conjunto com integrantes da Banda Jovem do Estado.
“O relacionamento entre a Companhia e o Theatro São Pedro se fortalece a cada ano, e cada apresentação é motivo de celebração. Em 2025, subimos no palco com a versão vibrante de Márcia Haydée para este grande clássico, que ganha vida não apenas com os bailarinos, mas com a execução da música ao vivo pela Orquestra do Theatro São Pedro. Uma oportunidade única de oferecer ao público uma vivência intensa, que une dança e música”, comenta Inês Bogéa, diretora artística da SPCD.
“Quando dança e música se encontram no palco do Theatro São Pedro, nasce uma experiência única. A São Paulo Companhia de Dança e a Orquestra do Theatro São Pedro unem linguagens que dialogam entre si, criando novas formas de ver, ouvir e sentir a arte”, diz Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Revista CONCERTO completa 30 anos e relembra três décadas de música clássica e ópera no Brasil
Notícias Prepare-se: destaques principais da programação da semana
Entrevista Núcleo propõe novos processos na criação de ópera, por Luciana Medeiros
Podcast Os 30 anos da Revista CONCERTO
Dança em Diálogo Artistas brasileiros destacam papel da dança como força criativa no teatro musical, por Amanda Queirós
![Cena de 'A Suíte do Dom Quixote' [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-SUITE_DOM_QUIXOTE-109.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.