Os 250 anos de Beethoven serão comemorados ao longo de 2020 em todo o mundo. E no Brasil não será diferente. Com o início, em março, das principais temporadas do país, o compositor tem presença marcante. E é o tema da reportagem de capa da nova edição da Revista CONCERTO, que criou o selo Beethoven 250 e ao longo do ano vai publicar textos em que grandes artistas discutem a obra do compositor.
Na abertura da série, dois convidados: o pianista britânico Paul Lewis, que vai se apresentar este mês como solista e em recitais pela temporada da Osesp, e o pianista Vincent Coq, do Trio Wanderer, que abre a temporada da Cultura Artística. Os dois falaram ao jornalista João Luiz Sampaio sobre suas relações com a obra de Beethoven e sobre as peças que vão interpretar em suas apresentações no Brasil.
Na seção Em Conversa, a edição de março destaca o compositor Liduino Pitombeira, um dos homenageados do Festival de Música Contemporânea Brasileira, que realiza sua sétima edição em Campinas. Em entrevista ao jornalista Irineu Franco Perpetuo, ele relembra sua formação e discute o momento atual de sua carreira, além de oferecer conselhos a novos compositores. “A composição é uma atividade que não se dá no vácuo, é plenamente inserida na sociedade”, afirma.
Do Rio de Janeiro, a jornalista Luciana Medeiros escreve sobre a nova temporada do Theatro Municipal, que abre sua agenda com as óperas Il tabarro, de Puccini, e A vida breve, de De Falla, buscando refazer a imagem da instituição, que passou por problemas financeiros e de gestão nos últimos anos. “Trabalhamos hoje na reconstrução da confiança na instituição”, diz o diretor artístico André Heller-Lopes.
Na seção Fermata, a jornalista e pesquisadora Camila Fresca escreve o perfil da jovem soprano brasileira Marly Montoni, que enfrenta um dos grandes desafios de sua carreira: interpretar Aida, de Verdi, uma personagem “viva, forte, que morre por escolha própria”. A nova produção do Theatro Municipal de São Paulo estreia no final do mês, sob direção cênica de Bia Lessa e direção musical de Roberto Minczuk.
A edição de março da Revista CONCERTO traz ainda reflexões dos nossos colunistas. O maestro Júlio Medaglia escreve sobre o projeto Brasil Toca Choro, da TV Cultura; o crítico e historiador da arte Jorge Coli comenta os dois primeiros concertos que acompanhou em 2020, da GRU Sinfônica e da Orquestra do Theatro São Pedro; e o jornalista e crítico musical João Marcos Coelho relembra o compositor Coriún Aharonián e o maestro Robert Treviño para discutir o formato do concerto tradicional.
As notícias do mundo da música clássica e as informações detalhadas sobre a programação em todo o país você também encontra no novo número da Revista CONCERTO.
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