Barenboim e Pahud estreiam dez obras sobre a pandemia em festival na internet

por Redação CONCERTO 06/07/2020

Como o ano de 2020 será lembrado pelo mundo da música?

Com certeza, como um período de desafios gigantescos provocados pela paralisação das temporadas de concertos e a necessidade de reimaginar o funcionamento do setor.

O maestro Daniel Barenboim e o flautista Emmanuel Pahud foram além, no entanto. Pediram a um grupo de dez compositores que escrevessem obras que lidassem “com este período de incerteza e reflexão, criando peças que lidam com a justaposição da distância com o intimismo característico do período que vivemos”.

O resultado foi um pequeno festival, que será apresentado esta semana, entre os dias 9 e 12. As peças de câmara, para diferentes formações, foram gravadas no palco da Pierre Boulez Saal, em Berlim, com Barenboim e Pahud entre os artistas. E serão transmitidas pela internet, com introdução ao vivo feita pelos dois músicos.

“A quem mais podemos confiar nossas almas nesses tempos de isolamento e desorientação além de compositores que de fato sabem lidar com isso, que estão constantemente buscando por momentos de silêncio para criar, desenvolver sistemas de sobrevivência e imaginar o futuro enquanto ainda lidamos com o nosso passado?”, pergunta Pahud, que é flautista da Filarmônica de Berlim.

Os compositores convidados são Irini Amargianaki, Benjamin Attahir, Johannes Boris Borowski, Luca Francesconi, Michael Jarrell, Philippe Manoury, Olga Neuwirth, Matthias Pintscher, Christian Rivet e Jörg Widmann.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Emmanuel Pahud e Daniel Barenboim [Divulgação]
Emmanuel Pahud e Daniel Barenboim [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.