Bogotá, Roterdã, Salvador: tocando juntos, cada um em sua casa, em mensagem musical de solidariedade

por Redação CONCERTO 24/03/2020

Os músicos da Orquestra Filarmônica de Bogotá gravaram um vídeo com a obra Colombia Tierra Querida. Detalhe: os quase cem artistas, confinados por conta do coronavírus Covid 19, tocaram seus instrumentos individualmente em casa.

“É uma mensagem musical solidária e positiva para todos os colombianos neste momento difícil, que exige o melhor de cada um de nós”, afirmou David García, diretor geral da orquestra em suas redes sociais.

 

Na Holanda, prática semelhante foi adotada pelos músicos da Orquestra Filarmônica de Roterdã. Também em casa, eles gravaram em seus celulares um trecho da Nona sinfonia de Beethoven.

“Estamos nos ajustando a uma nova realidade e teremos que encontrar soluções para apoiar uns aos outros”, explicaram os músicos em um vídeo. “Forças criativas nos ajudam, nos fazem pensar de maneira original e usar a inovação para manter nossa conexão e nos permitir trabalhar juntos.”

 

No Brasil, o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestra Juvenis e Infantis da Bahia) também recorreu à internet para manter suas atividades. Em suas casas, por meio de aplicativos que permitem a reunião de pessoas virtualmente, os músicos têm ensaiado com o maestro Ricardo Castro. E o Coro Juvenil da Bahia gravou remotamente um vídeo com a música Trem das Onze, de Adoniran Barbosa.

 

Leia mais
Notícias
Classical:NEXT apresenta finalistas do Prêmio de Inovação em música clássica
Notícias Academia Brasileira de Música lança catálogo e biografia de Mário Tavares, por Luciana Medeiros
Notícias Orquestras brasileiras oferecem concertos e óperas na internet
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.