O projeto Ciclovia Musical completa em 2023 dez anos e realiza no próximo final de semana sua primeira edição em Porto Alegre. A proposta é unir a prática do ciclismo à música, com roteiros ao longo dos quais são realizadas apresentações musicais.
Na capital gaúcha, no dia 26, serão dois os roteiros. O primeiro terá como ponto de encontro a Concha Acústica do Theatro São Pedro e vai passar pela Casa da Ospa, Fundação Iberê Camargo, Usina do Gasômetro e Casa de Cultura Mário Quintana.
O segundo também tem início no São Pedro e passa pela Casa da Ospa, pela Usina do Gasômetro e pela Casa de Cultura Mário Quintana, realizando percurso diferente.
Entre os grupos que farão apresentações nos pontos de parada estão o conjunto Vocal5 A Cappella, o Quarteto Ibirapitanga, o Quinteto de Sopros Quint Essence, o Confrasulhorns – Confraria de Trompistas do Rio de Grande do Sul e o Sexteto Gaúcho.
Cada roteiro conta com um monitor artístico. O nº 1 será acompanhado pelo maestro Evandro Matté, diretor da Ospa e do Theatro São Pedro, e o nº 2, pela soprano Cintia de Los Santos. Eles vão conversar com os ciclistas em cada concerto para apresentar os instrumentos de orquestra e os diferentes estilos musicais.
“Seguiremos promovendo música clássica, bicicleta, mobilidade e gentileza urbana usando o poder da música e da cultura para motivar e inspirar as pessoas a se envolverem, agirem diante dos desafios sociais e contribuírem para as transformações na sociedade necessárias para combater as mudanças climáticas”, afirma Giane Martins, idealizadora do projeto.
Os concertos são gratuitos e abertos também ao público que não pedala. Basta se dirigir no horário marcado ao local de apresentação. Já o público ciclista precisa fazer a inscrição previamente, chegar com antecedência para fazer check-in e retirada da camiseta. O roteiro 1 tem 16,2 km e o roteiro 2 tem 7,6 km. O roteiro 2 conta com intérprete em Libras para ciclistas surdos.
Leia também
Notícias Theatro Municipal de São Paulo anuncia temporada 2024 com sete óperas
Notícias Lorena Pires Adão e Andrey Mira vencem Concurso Joaquina Lapinha
Notícias Soprano Kristine Opolais faz recitais na Sala São Paulo
Notícias Com nova curadoria, Instituto Inhotim reforça atividade musical
Dança em diálogo Dança na internet: a potência da arte na rede que abraça o mundo
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.