Theatro Municipal de São Paulo anuncia temporada 2024 com sete óperas

por Redação CONCERTO 18/11/2023

A programação do Theatro Municipal de São Paulo em 2024 terá sete óperas, apresentadas em seis produções ao longo do ano, com aposta em trocas de produções, coproduções e remontagens. São elas:

Madama Butterfly, de Puccini (março)
Produção estreada em 2023 no Teatro Colón, de Buenos Aires
Direção cênica de Livia Sabag
Elenco: Carmen Giannattasio, Eiko Senda, Celso Albelio e Enrique Bravo

Carmen, de Bizet (maio)
Direção cênica de Jorge Takla
Elenco: Annalisa Stroppa, Angelo Villari, Camila Provenzale, Fabián Veloz, Lilia Istratii, Giovanni Tristacci, Marly Montoni e Bongani Justice Kubh

O contractador de diamantes, de Francisco Mignone (junho)
Produção estreada em 2023 no Festival Amazonas de Ópera
Direção cênica de William Pereira
Elenco não anunciado

O castelo do Barba-Azul, de Bartók & O olhar de Judith, de Malin Bang (julho)
Coprodução com a Folkoperan, de Estocolmo, e o Muziektheater Transparant, da Bélgica
Direção de Wouter Van Looy

Nabucco, de Verdi (setembro)
Produção estreada em 2023 no Grande Teatro de Genebra
Direção cênica de Christiane Jatahy
Elenco: Alberto Gazale, Brian Major, Maria José Siri, Marsha Thompson, Savio Sperandio, Matheus França, Luisa Francesconi, Juliana Taino, Marcello Vannucci

Maria de Buenos Aires, de Piazzolla (novembro)
Produção estreada em 2021 no Theatro Municipal de São Paulo
Direção de Kiko Goifmann
Elenco não anunciado

Produção de 'Madama Butterfly', com direção de Livia Sabag [Divulgação]
Produção de 'Madama Butterfly', com direção de Livia Sabag [Divulgação]

A temporada foi criada a partir do diálogo dos corpos artísticos com o comitê curatorial formado por Ana Teixeira, pesquisadora em dança, artista e professora universitária; Elodie Bouny, violonista e compositora; Gabriella Di Laccio, cantora lírica, ativista e criadora da fundação internacional Donne, Mulheres na Música; Isabel Santos Mayer, educadora e gestora da Rede de Leitura LiteraSampa; e Ailton Krenak, escritor e filósofo. 
 
“Ampliar a presença negra, indígena, migrante, queer e feminina nesta instituição vem norteando nossa bússola de navegação, em busca de novos mundos, mais plurais e definitivamente mais inclusivos. Afinal, se o teatro se destina a todos, é porque todos devem estar representados nele, e por ele”, explica a diretora geral do Theatro Municipal de São Paulo, Andrea Caruso. 

A temporada sinfônica terá peças como o Te Deum de Bruckner, a Nona sinfonia de Beethoven, a Sinfonia nº 2 – Ressurreição, de Mahler, além de peças de Tania León, Marisa Rezende, Germaine Tailleferre, Kaija Saariaho, Alma Mahler. A Orquestra Sinfônica Municipal também fará uma versão de concerto da ópera La bohème, de Puccini, além de estrear Rapsódia para novos tempos, peça encomendada a Marco Scarassati, Michele Agnes e Rubens Ricciardi. O regente titular Roberto Minczuk estará à frente da maior parte das óperas e dos programas, que incluem ainda dois espetáculos com intervenções artísticas: A sagração da primavera, de Stravinsky, em leitura concebida por Ailton Krenak, e Terra em Transe, com concepção do artista plástico Nuno Ramos.  
 
O Coral Paulistano terá também programação de vulto, não apenas em concertos corais-sinfônicos, mas também em sua temporada própria: entre os destaques está o programa em que serão apresentadas Les noces, de Stravinsky, e uma partitura encomendada especialmente para a compositora Jocy de Oliveira.  Compositoras também são destaque na agenda da Orquestra Experimental de Repertório, com destaque especial para Jennifer Higdon. O mesmo vale para a temporada do Quarteto da Cidade, que terá como foco a presença de pianistas convidadas, como Erika Ribeiro, Karin Fernandes, Rubia Santos e Martina Graf. 

Na programação do Balé da Cidade, a inteligência artificial será um dos motes, com criações de Judith Sanchéz Ruíz, Beatriz Sano, Eduardo Fukushima, Cristian Duarte, Marcela Levi, Lucia Russo e Davi Pontes.  

A divulgação do caderno oficial de assinaturas será na terça, dia 21. São oferecidas vendas de séries de óperas, concertos líricos e sinfônicos com a Orquestra Sinfônica Municipal, Balé da Cidade, com coreógrafos renomados, e Quarteto de Cordas da Cidade, com a participação de grandes pianistas convidados. 

Leia também
Notícias Orquestra Acadêmica de São Paulo apresenta ópera 'Carmen', de Bizet
Notícias Lorena Pires Adão e Andrey Mira vencem Concurso Joaquina Lapinha
Notícias Soprano Kristine Opolais faz recitais na Sala São Paulo
Notícias Com nova curadoria, Instituto Inhotim reforça atividade musical
Dança em diálogo Dança na internet: a potência da arte na rede que abraça o mundo

'Nabucco', de Verdi, em encenação de Christiane Jatahy [Divulgação]
'Nabucco', de Verdi, em encenação de Christiane Jatahy [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Boa tarde, gostaria de saber se essas óperas serão encenadas apenas no Theatro Municipal de São Paulo, ou se também serão em alguma cidade do interior do estado, pf

Prezado Saulo, não há informação de que alguma das óperas seja apresentada em alguma cidade do interior de São Paulo. Elas serão apresentadas apenas no Theatro Municipal de São Paulo. Saudações

Link permanente

Nossa eu gostaria muito de ver "a flauta mágica"mas não achei nenhum lugar pra ver aqui em São Paulo, será que alguém pode me dizer onde poderia assistir?

Prezado Kelvin, não haverá a apresentação da ópera A flauta mágica na temporada 2024 do Theatro Municipal de São Paulo. Também não foi divulgada a apresentação dessa ópera em outro teatro de São Paulo. Saudações

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.