Lorena Pires Adão e Andrey Mira vencem Concurso Joaquina Lapinha

por Redação CONCERTO 19/11/2023

Lorena Pires Adão e Andrey Mira foram os vencedores da segunda edição do Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha, promovido pelo Conservatório de Tatuí, no interior de São Paulo, dedicado a cantores pretos, pardos e indígenas.

As provas finais foram realizadas no sábado, dia 18. Lorena ficou com o primeiro lugar na categoria feminina, vencendo o Prêmio Maria d’Apparecida, batizado em homenagem à cantora lírica brasileira que, vítima do preconceito no país, realizou sua carreira de sucesso na Europa.

Já Andrey Mira ficou com o primeiro lugar na categoria masculina, vencendo o Prêmio João dos Reis, em homenagem ao cantor brasileiro que viveu na passagem do século 18 para o século 19. 

O segundo lugar feminino foi para Jayana Gomes Paiva (Prêmio Zaíra de Oliveira) e o masculino, para Lucas Timóteo de Melo (Prêmio Estevão Maya-Maya). 

“No mês passado, apresentei uma pesquisa sobre a trajetória de Maria d’Apparecida, mostrando como ela precisou sair do Brasil para fazer sua carreira. E é muito bonito para mim agora poder receber o prêmio que leva seu nome”, disse Lorena Pires Adão ao final da cerimônia de premiação.

O júri foi formado pela mezzo soprano Mere Oliveira, a soprano Edna D’Oliveira, o barítono Michel de Souza, o pianista Marcos Aragoni e a diretora cênica Julianna Santos. 

“Nós somos o que somos porque nós somos todos juntos”, disse Mere, lembrando o lema do Movimento Ubuntu Brasileiro, dedicado à criação de espaço para artistas negros na cena musical do país. 

O nome do concurso homenageia a primeira atriz e cantora lírica brasileira e negra a ganhar destaque internacional, Joaquina Maria da Conceição Lapa – a Joaquina Lapinha – considerada uma referência feminina na cena lírica e uma das primeiras mulheres a receber autorização para participar de espetáculos públicos em Portugal (Lisboa). “Esta ação afirmativa promovida pela Sustenidos tem o intuito de contribuir para que a cena lírica brasileira se torne, de fato, mais diversa”, destaca Alessandra Costa, diretora executiva da Sustenidos.

Leia também
Notícias 
Theatro Municipal de São Paulo anuncia temporada 2024 com sete óperas
Notícias Orquestra Acadêmica de São Paulo apresenta ópera 'Carmen', de Bizet
Notícias Soprano Kristine Opolais faz recitais na Sala São Paulo
Notícias Com nova curadoria, Instituto Inhotim reforça atividade musical
Dança em diálogo Dança na internet: a potência da arte na rede que abraça o mundo

A soprano Lorena Pires Adão durante a final do concurso [Divulgação]
A soprano Lorena Pires Adão durante a final do concurso [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.