Com a água como tema, Festival Artes Vertentes abre décima edição

por Redação CONCERTO 25/11/2021

Um recital dos pianistas Cristian Budu e Gustavo Carvalho abre hoje, dia 25, a nova edição do Festival Artes Vertentes, em Tiradentes, no interior de Minas Gerais. Eles vão interpretar obras de Mozart, Schubert e Brahms.

A nova edição do festival será realizada em dois períodos: de 25 de novembro a 5 de dezembro; e de 10 a 20 de fevereiro de 2022. O tema do festival é a Água. 

“A água é muito importante e conta a nossa história, a passagem entre o reino da vida e da morte, do Velho ao Novo Mundo, território que permite infinita exploração, muitas vezes carregando em si a origem da vida e podendo penetrar os mais inóspitos territórios. Nós somos água”, explica Luiz Gustavo Carvalho, diretor artístico do festival.

Carvalho também assina a curadoria da exposição “Brasil, Hy-Brasil”, de Eduardo Hargreaves, que reflete em sua obra sobre as relações entre o indivíduo e a paisagem em que se insere. 

“Hargreaves apresenta-nos lugares que não buscam desvelar a beleza natural ou lidar com as associações de significado e reconhecimento entre as construções humanas e naturais – relevos, árvores e rios. São lugares que não oferecem um belo horizonte; nem um nascer ou um pôr-do-sol”, explica.

O Festival Artes Vertentes também vai homenagear a socióloga Bárbara Freitag e o diplomata Sérgio Paulo Rouanet, em confluência com a criação do Instituto Rouanet, em Tiradentes, dedicado a perpetuar o trabalho do casal em prol da educação e da cultura. 

Nesta primeira etapa da programação, serão realizadas ainda residências artísticas com os ilustradores Marilda Castanha e Nelson Cruz, a ceramista francesa Mari  Mael e o artista visual Rick Rodrigues.

“Desde o seu nascimento, o Festival Artes Vertentes se propõe a ser um grande fomentador também da arte contemporânea nas suas mais diversas linguagens. E esta história não termina aqui. São 10 anos de uma história contada por meio da arte e estreitamente ligada ao rico patrimônio da cidade mineira de Tiradentes. Além disso, os artistas residentes trabalharão com as crianças e adolescentes de Tiradentes, envolvendo ativamente a população tiradentina na sua programação. O resultado deste envolvimento será apresentado para o público na segunda etapa do festival”, explica Maria Vragova, diretora executiva do festival.

Tema da décima edição do Festival Artes Vertentes é a água

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.