Retrospectiva 2024: Edilson Ventureli, diretor executivo Instituto Baccarelli
“Em 2024, a Orquestra Sinfônica Heliópolis viveu uma trajetória marcada pela diversidade artística, o fortalecimento da sua missão social e a aproximação com novos públicos. Foram dezenas de concertos, mesclando a nobreza do repertório sinfônico tradicional a repertórios populares. As séries de temporada no Teatro B32, na Sala Minas Gerais e no renovado Teatro Cultura Artística só fizeram reforçar nosso compromisso com a excelência, enquanto projetos como “Heliópolis & Simoninha Convidam” aproximaram a música erudita de festividades populares e gêneros como o forró, o samba e o rock nacional. Em cada apresentação, confirmamos que a arte pode – e deve – dialogar com todos. Esse diálogo extrapolou fronteiras ao nos levar ao Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo. Ali, juntamos a potência da Orquestra Sinfônica Heliópolis à de grandes nomes da cena brasileira, como Chitãozinho & Xororó, Simone Mendes, Junior e Ana Castela, provando que não há limites quando se trata de emocionar e surpreender o público. Também marcamos presença em algumas edições do programa Altas Horas, da TV Globo, ampliando o alcance do nosso trabalho e reafirmando a música sinfônica como expressão viva e acessível.
O ano foi igualmente significativo para nossos outros conjuntos artísticos. A Orquestra Juvenil Heliópolis brilhou em concertos no Sesc Guarulhos e no Teatro B32, acompanhada pelos solistas Robinho Carmo e Gabriel Marin, demonstrando o potencial das novas gerações. Já o Coral Jovem Heliópolis empreendeu a turnê “Vozes da Transformação”, passando por São Paulo, Curitiba, Campo Largo, Rio de Janeiro e Piracicaba, levando a emoção do canto coral a diferentes cidades e promovendo intercâmbios culturais.
Por trás de cada apresentação está o Núcleo Heliópolis e nosso processo pedagógico contínuo. É nele que forjamos talentos, investindo na educação musical e na formação humana, garantindo que cada instrumentista e cantor carregue, além de técnica e expressão artística, a compreensão do papel da cultura na construção de uma sociedade mais justa e integrada.
Em 2025, pretendemos ampliar esses horizontes, fortalecendo parcerias e consolidando a visão de uma música que une, transforma e inspira. Além das estreias e eventos já programados, aguardamos ansiosamente a inauguração do Teatro Baccarelli, em fase final de construção, que se tornará um novo espaço para fomentar a arte e a cidadania. A Orquestra Sinfônica Heliópolis segue em frente, certa de seu propósito de colocar a cultura a serviço da coletividade.” [Depoimento de dezembro de 2024]
[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2024 da Revista CONCERTO.]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.