Prepare-se: os destaques da agenda musical da semana

por Redação CONCERTO 21/07/2025

Programação da semana tem a Camerata e a Orquestra do Festival de Campos do Jordão; a Sinfônica do Paraná em São Paulo; obras importantes de Ravel em diferentes cidades; e a estreia mundial da ópera Marielle, de Jorge Antunes.

Segunda-feira, dia 21

A Camerata do Festival de Campos do Jordão faz concerto na Sala São Paulo sob regência de Stéphanie-Marie Degand. No programa, obras de André-Modeste Grétry, Haydn, Theo Charlier e Schubert. Solos do trompetista Fabio Brum.

Terça-feira, dia 22

Também pela programação do Festival de Campos do Jordão, o tenor Marcos Thadeu e o pianista Rogerio Zaghi se unem no palco da Estação Motiva Cultural para interpretar o ciclo de canções O amor do poeta, de Schumann.

Quarta-feira, dia 23

Em Aracaju, a Orquestra Sinfônica de Sergipe e o Coro Sinfônico da ORSSE interpretam o Réquiem de Mozart, sob regência de Guilherme Mannis. O programa tem ainda o Concerto para clarinete de Copland, com solo de Daniel Oliveira.

Quinta-feira, dia 24

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais recebe, na quinta e na sexta, o pianista Fabio Martino como solista do Concerto para piano de Ravel. Fabio Mechetti rege ainda Leopoldo Miguez (Ave, Libertas!) e a Sinfonia nº 3 de Copland.

Sexta-feira, dia 25

Pela série O Globo/Dellarte, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe a Concertgebouw Chamber Orchestra Amsterdã e a violinista Antje Weithaas para programa com obras de Mozart, Mendelssohn e Ravel.

Em Brasília, estreia a nova ópera do compositor Jorge Antunes, Marielle, “tributo musical à resistência e ao legado da vereadora Marielle Franco”. Com a Orquestra Ars Hodierna regida por Jorge Lisbôa Antunes e direção cênica de Chico Expedito.

Em Campinas, a Sinfônica Municipal de Campinas recebe o violinista Guido Sant’Anna, que será o solista no Concerto nº 1 de Max Bruch. O programa, regido por Carlos Prazeres, tem ainda O pássaro de fogo, de Stravinski.

Zoe Zeniodi faz seu segundo programa com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, agora com obras de Gilson Santos (Novos ventos, com a participação do Quinteto Villa-Lobos) e Bruckner (Sinfonia nº 7). Na Casa da Ospa.

Sábado, dia 26

Na Sala São Paulo, pela programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão, a Orquestra Sinfônica do Paraná e o maestro Roberto Tibiriçá fazem concerto com trechos de óperas de Wagner e a Sinfonia nº 4 de Tchaikovsky.

Domingo, dia 27

A agenda do Festival de Campos do Jordão tem ainda, no domingo, concerto da Orquestra do Festival. Sob regência de Mikhail Agrest, o grupo toca obras de Szymanowski, Scriabin e Ravel, com Ronaldo Rolim como solista.

Em cartaz

A double bill As fadas/Dias de paz, no Theatro Municipal de São Paulo, e Os pescadores de pérolas, de Bizet, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, seguem com suas temporadas até o final de semana.


Clique aqui para acompanhar a agenda completa no Roteiro do Site CONCERTO


 

A maestra Stéphanie-Marie Degand rege a Camerata do Festival na Sala São Paulo [Divulgação]
A maestra Stéphanie-Marie Degand rege a Camerata do Festival na Sala São Paulo [Divulgação]

 


Leia também
Notícias Prêmio Palma anuncia vencedores no Festival de Campos do Jordão
Notícias Brasileiro Rafael Marino Arcaro ganha prêmio no Begüm Aslan Composition Prize 2025
Notícias Cultura Artística e Citi vão premiar jovens músicos que estudam no exterior
Notícias Prelúdio abre inscrições para sua vigésima edição
Notícias Nova edição do ‘Orquestras em pauta’ acontece no Rio de Janeiro em fins de julho
Podcast Panorama Clássico - 13 - Flavia Prando e os violões na velha São Paulo


 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.