A primeira edição do Prêmio Anna Laura de Música Antiga – Palma, realizada no âmbito do 55º Festival de Inverno de Campos do Jordão, anunciou seus vencedores após a final, na Sala São Paulo, no dia 18 de julho.
Correalização da Fundação Osesp com a Associação Anna Laura, o prêmio tem como objetivo incentivar jovens músicos no estudo e na prática da música antiga, prestando homenagem à memória de Anna Laura Petlik Fischer (2009–2012).
Neste ano, a comissão julgadora optou por não conceder o primeiro lugar. O segundo lugar foi dividido entre dois grupos: o DuoElo Barroco, formado pelos flautistas Júlia Abdalla e Angelo Nagao da Silva Francisco; e o Quarteto Remus, composto pelos clarinetistas Mariana de São Justo Brito, Rômulo de Assunção Rondon Mello, Samuel Queiros Santos e Arthur Pereira Gomes.
Cada grupo receberá R$ 7.500, além de um recital no Festival de Campos do Jordão e participação no Berkeley Early Music Festival Fringe, nos Estados Unidos.
O terceiro lugar ficou com o Trio Aura, integrado por Samara Teixeira Gama (violino), Victor Romero Pinho (violoncelo) e Hanon Guy Lima Rossi (cravo), que receberá R$ 3.000 e também se apresentará no Festival.
O Prêmio Palma busca impulsionar novas gerações de intérpretes na redescoberta e difusão do repertório antigo no Brasil.
Leia também
Notícias Prepare-se: os destaques da agenda musical da semana
Notícias Brasileiro Rafael Marino Arcaro ganha prêmio no Begüm Aslan Composition Prize 2025
Notícias Prelúdio abre inscrições para sua vigésima edição
Notícias Nova edição do ‘Orquestras em pauta’ acontece no Rio de Janeiro em fins de julho
Notícias Projeto polêmico propõe cortar recursos da cultura para financiar presídios
Notícias Cultura Artística e Citi vão premiar jovens músicos que estudam no exterior
Podcast Panorama Clássico - 13 - Flavia Prando e os violões na velha São Paulo
![Apresentação do DuoElo Barroco no Auditório Claudio Santoro [Reprodução/InstagramFestivalCampos do Jordão]](/sites/default/files/inline-images/w-duo_0.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
Incompreensível que um…
Incompreensível que um concurso que visa estimular a prática de música antiga, em sua primeira edição, os jurados decidam não reconhecer que haja um primeiro colocado entre os inscritos. Qual parâmetro adotaram? Acho que sobrou soberba.