A Orquestra Filarmônica de Goiás transmite nesta sexta-feira, dia 24, a partir das 21 horas, na página do Facebook de seus músicos, a Sinfonia nº 7 – Brasília, de Claudio Santoro. A gravação foi feita em 2018 com regência do maestro Neil Thomson.
A obra de Santoro tem sido um dos pilares da atividade da orquestra baseada em Goiânia. O grupo está interpretando e gravando todas as suas sinfonias para o projeto Brasil em Concerto, iniciativa do Ministério das Relações Exteriores em parceria com orquestras brasileiras e o selo Naxos.
A gravação em vídeo da Sinfonia nº 7, por sinal, foi feita durante cerimônia do anúncio do projeto, na qual o grupo recebeu a Ordem do Rio Branco no Palácio do Itamaraty, em dezembro de 2018.
Claudio Santoro é um dos mais importantes compositores brasileiros da história. Escreveu sinfonias, uma vasta obra de câmara e para piano solo, além da ópera Alma. Boa parte dessa produção tem sido apresentada e revisitada desde 2019, quando se comemorou o seu centenário de nascimento.
Santoro relacionou-se com diferentes correntes estéticas marcantes do século XX, do nacionalismo à música eletroacústica, buscando sempre filtrar diferentes influências por meio de uma linguagem acima de tudo pessoal.
Foi responsável por criar o Departamento de Música da Universidade de Brasília, que nos anos 1960 tornou-se referência de um ensino humanista da música. Durante a ditadura militar, exilou-se na Alemanha, onde teve importante carreira como professor e onde escreveu algumas das suas principais obras.
A Sinfonia nº 7 foi inspirada na construção e na inauguração da cidade e recebeu o primeiro lugar no Concurso Nacional do Ministério da Educação e Cultura.
Veja mais informações no Roteiro Musical do Site CONCERTO
Leia mais
Crítica Neil Thomson abraça Claudio Santoro como ele merece, por Irineu Franco Perpetuo
Colunistas Percorrendo a sinuosa estrada de Claudio Santoro, por Luciana Medeiros
Colunistas O Villa-Lobos imperdível da Osesp, por Irineu Franco Perpetuo
Revista CONCERTO A Naxos é uma Festa, por Jorge Coli
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.