Filme mostra bastidores de gravação de André Mehmari e Antonio Meneses

por Redação CONCERTO 02/04/2025

No início de 2017, o compositor e pianista André Mehmari e o violoncelista Antonio Meneses se uniram no Estúdio Monteverdi para gravar um álbum em conjunto. O primeiro estava completando 40 anos, o segundo, 60. E assim nasceu o disco AM 40 AM 60, que trazia obras de autores como Bach, Ginastera, Piazzolla e do próprio Mehmari, incluindo a primeira gravação de Baião, dedicada por Mehmari a Meneses.

Uma das sessões de gravação foi acompanhada pelo jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo, amigo dos músicos, e pelo cineasta documentarista Frank Mora. Agora, as imagens, até então inéditas, dão origem ao filme Concerto para um homem só.

A produção terá pré-estreia no dia 5 de abril, na Estação CCR das Artes, espaço contíguo à Sala São Paulo. Na sequência, Mehmari e Emmanuele Baldini farão homenagem a Meneses, seguidos dos violoncelistas da Abracello e da soprano Marília Vargas.

“Essa pré-estreia é uma oportunidade única para os fãs da música instrumental vivenciarem uma fusão de cinema e música ao vivo, oferecendo uma experiência sensorial completa que celebra a arte e a memória de um dos maiores violoncelistas brasileiros”, diz Frank Mora.

“Este é um testemunho raro de uma colaboração musical que é um verdadeiro tesouro da música brasileira. O filme captura a emoção da criação e da execução da obra, algo que, com a perda de Antonio Meneses, se tornou ainda mais precioso”, afirma Irineu Franco Perpetuo.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Cartaz do filme

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.