Condecoração da Universal Peace Federation destaca atuação do regente brasileiro na promoção da cultura e do diálogo entre povos
O maestro Claudio Cohen recebeu, no dia 19 de outubro, o título de Ambassador for Peace (Embaixador da paz), concedido pela Universal Peace Federation (UPF), em cerimônia realizada em Viena, na Áustria. O evento contou com a presença do embaixador do Brasil na Áustria, Eduardo Sabóia, e do embaixador austríaco Stefan Scholz, que discursaram sobre a trajetória do regente. A solenidade foi conduzida pelo presidente da UPF, Peter Haider, e contou com apresentação musical do flautista James Strauss e da harpista italiana Veronika Klavzar.
Segundo Cohen, o reconhecimento representa um reforço de sua dedicação ao diálogo e à construção de pontes por meio da música. “Ser reconhecido entre os Embaixadores da Paz é uma honra que transcende o plano pessoal — representa um chamado à responsabilidade e à continuidade de um ideal: o de que a paz nasce da cultura, da arte e do respeito ao ser humano.”
O título é concedido pela UPF a personalidades de diversas áreas que contribuem para a promoção da cooperação e da cultura de paz. A organização possui status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc).
Cláudio Cohen iniciou seus estudos de música na Escola de Música de Brasília. Atuou primeiramente como violinista antes de migrar para a regência. Em 2011, assumiu o cargo de maestro titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília. Ao longo de sua trajetória artística regeu mais de cinquenta orquestras em mais de vinte países.
Ao lado de Cohen, já receberam a honraria artistas e líderes como Daniel Barenboim, José Antonio Abreu, Gustavo Dudamel e Pelé, reconhecidos por sua atuação social e diplomática por meio da arte e do esporte.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.