A Unicamp promove nesta quarta e quinta, dias 22 e 23, uma programação dedicada à compositora Denise Garcia. A Mostra Denise Garcia – 70 anos de música atual terá programação com concertos, debate, instalação eletroacústica e o relançamento do livro O Grupo Música Nova e a Música Eletroacústica, de 2022 (Editora da Unicamp).
“Fiquei emocionada, achei extraordinária a ideia dessa grande mostra. Não foi minha, e sim de pesquisadores do CIDDIC/CDMC [Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp e Centro de Documentação de Música Contemporânea], que foram meus alunos, conhecem o meu trabalho e veem o quanto ele é pouco divulgado. Era para ser uma surpresa, mas como sou eu que tenho as partituras, eles foram obrigados a falar comigo”, contou a compositora ao Jornal da Unicamp. Garcia está se aposentando mas seguirá ligada à universidade como pesquisadora e professora sênior.
A instalação eletrônica, que será mostrada hoje e amanhã, às 17 horas, oferecerá aos visitantes a possibilidade de conhecer uma playlist de 1h28min com sons de natureza, água, vozes e os barulhos da rua, na sala de cinema da Casa do Lago. “São construções musicais com uma referência extra, cuja fonte é o Poema Sujo, de Ferreira Gullar, que foi meu trabalho de mestrado. Na França, existe uma expressão, o ‘cinema de orelha’, que é para se ouvir, não para assistir, por isso, o espaço na Casa do Lago”, explicou Garcia ao jornal.
Hoje, às 19 horas, será apresentado concerto dedicado à música de câmara da autora, com obras como o Quarteto de cordas, Objetos inconstantes, para violoncelo e eletrônica (em estreia mundial) e Tríplice andar, para vibrafone e marimba. A interpretação fica a cargo do Ensemble Contemporâneo da Unesp, com regência de Rafael Vilani e coordenação de Sarah Hornsby.
Amanhã, às 14 horas, Denise Garcia conversa com a compositora e professora da USP Valeria Bonafé sobre o livro O Grupo Música Nova e a Música Eletroacústica. Logo em seguida, às 15 horas, acontece a mesa-redonda Mulheres na Música de Concerto Hoje, com participação da musicóloga e jornalista Camila Fresca; da pianista e pesquisadora Eliana Monteiro da Silva; da pesquisadora, performer, musicista e educadora Tânia Mello Neiva; e de Sarah Hornsby, flautista e professora no Instituto de Artes da Unesp, que fará a mediação.
O encerramento da mostra será, às 19 horas, com um concerto sinfônico com a Orquestra Sinfônica da Unicamp, sob a regência e direção artística da maestra Cinthia Alireti. O programa oferecerá um panorama da produção orquestral de Denise Garcia. Serão apresentadas as peças Vivaldiana, Ouro Preto Mariana, Re-cercar: quatro variações brincantes sobre o tema da Oferenda, Hino de Pendências, Branco e o Tributo a Milton, sua obra sinfônica mais recente, escrita em 2025.
Clique aqui para conferir mais detalhes da programação
![A compositora Denise Garcia [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-DENISE_GARCIA_0.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.