Retrospectiva 2024: Flávio Leite, presidente da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul, diretor pedagógico do Ópera Estúdio e curador da Série Terça Lírica
“O ano de 2024 foi profundamente desafiador devido à tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul. Mesmo com a catástrofe sem precedentes, conseguimos manter a ópera mais viva do que nunca no estado. A Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul apresentou ao longo do ano cinco títulos de seu repertório, em circulação estadual: Pagliacci, Carmen, Rita, A flauta mágica e A lenda da flauta mágica.
Somando esforços com a Ospa e OTSP, produzimos mais três novas produções homenageando o centenário de falecimento de Puccini; La bohème, Gianni Schicchi e ‘Puccini: seu nome é amor’. Todas com ingressos esgotados e grandes sucessos de público e crítica.
Realizamos, com o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, a terceira edição do projeto Ópera Estúdio para formação multidisciplinar de cantores líricos e pianistas correpetidores, com 16 bolsistas de vários estados e nacionalidades. Ao longo do ano alunos e ex-alunos do projeto foram premiados em concursos nacionais e vários realizaram suas estreias profissionais em grandes teatros do país.
A Série Terça Lírica de Óperas de Bolso com o elenco jovem da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) apresentou seis espetáculos ao longo do ano. Foram produzidas Don Pasquale, La serva padrona, O telefone, Acis Galatea e Polifemo, Tributo a Hamilton e um Especial de Natal atingindo um recorde de público presencial e com as transmissões online.
Iniciaremos 2025 com três passos históricos: a inauguração do novo Teatro Simões Lopes Neto, do Complexo Cultural Multipalco Theatro São Pedro, pelo Governo do Estado; uma temporada oficial com cinco grandes títulos executados pela CORS e grandes nomes do cenário lírico brasileiro como convidados; e a realização, em Porto Alegre, do evento Ópera em Pauta em outubro. Viva a ópera viva no Rio Grande do Sul com a CORS e seus artistas!” [Depoimento de dezembro de 2024]
[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2024 da Revista CONCERTO.]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.