Gabriella Di Laccio é indicada a prêmio pelo trabalho em prol da igualdade de gênero na música

por Redação CONCERTO 18/10/2022

A soprano brasileira Gabriella Di Laccio é uma das indicadas ao Prêmio UN Women USA Rise and Raise Others, “reconhecimento das conquistas que mulheres alcançaram apoiando e inspirando mulheres e meninas em todo o mundo”.

Di Laccio formou-se em canto lírico no Paraná e pós graduou-se em música antiga e performance em ópera no Royal College of Music, em Londres. Na Inglaterra, criou a Fundação Donne – Women in Music, com o objetivo de contribuir para diminuir a desigualdade de gênero da indústria musical. 

Entre diferentes ações, a entidade mantém um banco de dados de compositoras e suas obras e realiza uma pesquisa anual sobre a presença feminina na programação das principais orquestras do mundo. O último levantamento, referente à temporada 2020-2021, mostrou que, em um universo de cem orquestras em todo o mundo, apenas 5% das obras são de autoria feminina.

Segundo a premiação, sua indicação se dá pelo papel de liderança na busca de “igualdade de gênero na indústria da música, empoderando mulheres em todo o mundo”.

O prêmio é concedido a mulheres de destaque por seu compromisso e entusiasmo em capacitar outras pessoas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Este ano, o prêmio destaca contribuições nas seguintes categorias: Luta contra a Pobreza, Boa Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Inovação Industrial e Infraestrutura, Redução da Desigualdade, Ação Climática e Paz, Justiça e Desenvolvimento Institucional.

“As indicadas ao prêmio compartilham paixão, experiências, conhecimento, talento e habilidades. Elas são inquietas, mudam o status quo, ultrapassam limites, constroem conexões sociais, estabelecem amizades, apoiam-se mutuamente e constroem comunidades. Celebramos a dedicação generosa de mulheres ajudando outras mulheres na esperança de inspirar outras a fazerem o mesmo”, diz a apresentação da premiação.

A escolha das vencedoras se dá pela soma dos votos de especialistas (50%) com a votação do público (50%). Para votar, basta clicar aqui

Leia também
Revista CONCERTO
Entrevista com Gabriella di Laccio, por Camila Fresca [edição de setembro de 2021; acesso exclusivo para assinantes]
Especial Apenas 5% das obras interpretadas em todo o mundo são de mulheres, por João Luiz Sampaio
Notícias Theatro São Pedro apresenta óperas do primeiro Atelier de Composição
Notícias Raridade: um disco gravado por Nelson Freire aos 5 anos, com composições próprias

A soprano brasileira Gabriella Di Laccio [Divulgação]
A soprano brasileira Gabriella Di Laccio [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.