Giacomo Puccini é destaque da edição de março da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 29/02/2024

O compositor italiano Giacomo Puccini é o destaque da edição de março da Revista CONCERTO. No centenário de sua morte, ele é lembrado em textos que recuperam momentos importantes de sua biografia e refletem sobre seu legado como autor. “Puccini é um compositor dramático por excelência”, diz Livia Sabag, que assina a direção cênica de Madama Butterfly, que sobe ao palco este mês no Theatro Municipal de São Paulo – uma das homenagens do meio musical brasileiro ao compositor.

Na seção Em Conversa, a compositora Unsuk Chin fala a Irineu Franco Perpetuo sobre seu Concerto para orquestra e sheng, que será interpretado este mês pela Osesp. Na entrevista, ela comenta também sobre sua trajetória artística e sobre os aprendizados com mestres como Györgi Ligeti. “Aprendi que é possível criar algo novo com qualidade sem dar às costas às diferentes tradições, mas que cada um deve encontrar, ou melhor, criar suas próprias tradições”, diz.

Quem também falou à Revista CONCERTO foi a maestra Sarah Higino. Em março, ela rege a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e, em conversa com Luciana Medeiros, abordou também o projeto de ação social e musical que realiza em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. “A meninada toca, canta, aprende a espalhar o conhecimento num sistema de monitoria, desenvolve a inteligência emocional e social. O grande futuro da música no Brasil está nessa combinação de escola e projeto sociomusical.”

Outro projeto dedicado à formação de jovens, a Ação Social pela Música do Brasil, é tema da seção Histórias da Música. Ana Cursino Guariglia conversou com Fiorella Soares, diretora do projeto e da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, que faz apresentação este mês no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em Repertório, João Luiz Sampaio escreve sobre a ópera Homens ao mar, de Ralph Vaughan Williams, que abre a temporada lírica do Theatro São Pedro de São Paulo sob direção de Caetano Vilela e do maestro Claudio Cruz.

Amanda Queirós conversou com Inês Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança, sobre os projetos do grupo para 2024. “Às vezes a gente não tem tão clara essa percepção da transformação que a dança pode trazer para o nosso tempo, mas sinto que ela é realmente uma maneira de tornar visível o invisível”, diz Inês.

A edição de março também traz as programações 2024 da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, da Orquestra Petrobras Sinfônica, da Orquestra Sinfônica da Universidade de Londrina, da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e das Orquestras de Guarulhos.

Nova coluna

Colaboradora da Revista CONCERTO, a jornalista e musicóloga Camila Fresca estreia em março uma nova coluna mensal, Horizontes. Nesse primeiro texto, ela escreve sobre iniciativas brasileiras em busca de mais igualdade de gênero na música clássica.

Leia também na edição de março as colunas de Júlio Medaglia (sobre o maestro Tullio Colacioppo), Jorge Coli (sobre a Nona sinfonia de Beethoven) e João Marcos Coelho (sobre o compositor Marlos Nobre).

Em texto de opinião, Rosana Lanzelotte escreve sobre o Hino Imperial e Constitucional, escrito por D. Pedro I para celebrar a promulgação da primeira Constituição brasileira, há 200 anos.

Em março, a temporada de concertos volta com toda força e você pode acompanhar a programação completa das principais cidades do País. A edição traz ainda os principais lançamentos de CDs do mês e as notícias do mundo musical.

A versão digital completa da edição impressa pode ser vista no Site CONCERTO (clique aqui), com acesso integral para assinantes. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

Revista CONCERTO Março de 2024

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.