Heinz Holliger é destaque da edição de junho da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 27/05/2022

O compositor, maestro e oboísta suíço Heinz Holliger é o destaque da edição de junho da Revista CONCERTO. O músico estará este mês em São Paulo para três programas na Sala São Paulo, com o Coro da Osesp, a Osesp e o Quarteto Osesp.

Em entrevista ao jornalista Irineu Franco Perpetuo, ele falou sobre a visita ao Brasil, sua trajetória e o significado do fazer musical. “Música, para mim, é como respiração. Quando paro de respirar, eu morro. Quando paro de fazer música, também morro. Não é opção. Preciso fazer isso”, disse. “A coisa mais bonita na música é ser algo que renasce a cada performance, sempre novo, nunca algo fixo que você possa colocar em uma caixa e dizer: tem que ser desse jeito ou daquele. Quando toca música, você sente que a cada noite faz diferente. Isso possibilita que a vida do músico seja tão fascinante, tão desafiadora.” 

Na seção Em Conversa, o editor-executivo João Luiz Sampaio conversou com a diretora da São Paulo Companhia de Dança Inês Bogéa. Na entrevista, ela abordou a parceria realizada com o Theatro São Pedro, o trabalho da companhia e o novo desafio de gerir a recém-criada São Paulo Escola de Dança. “Paulo Zuben [diretor artístico e pedagógico da Santa Marcelina Cultura, organização social responsável pela gestão do teatro] e eu conversamos muito sobre como a dança e a música juntas, em especial quando apresentadas ao vivo, podem potencializar as sensações do espectador. E Paulo, então, disse: vamos fazer isso. Assim começamos a pensar na parceria que permitiria à cidade ter esse diálogo de maneira viva e presente.”

Na Seção Palco, Irineu Franco Perpetuo entrevista André Desponds, do Gershwin Piano Quartet, que se apresenta na Sala São Paulo em junho pela temporada do Mozarteum Brasileiro. E João Luiz Sampaio ouviu, na seção Acontece, Claudia Toni, que falou sobre a programação do Festival Sesc de Música de Câmara.

Em Repertório, a jornalista Camila Fresca relembra a gênese e a importância do oratório Elias, de Mendelssohn, destaque da programação da Filarmônica de Minas Gerais. “Imediatamente aclamado, Elias juntou-se à tradição do oratório formando um triunvirato junto a obras muito admiradas por Mendelssohn: O messias de Händel e A criação de Haydn”, escreve. 

E, na Seção Fermata, a jornalista Luciana Medeiros conta a história da soprano Priscila Olegário, brasileira radicada na Europa que interpreta o papel de Aida em nova produção no Theatro Municipal de São Paulo. “Tenho uma relação profunda com essa ópera, a princesa/escrava etíope, que é, ao mesmo tempo, muito forte e muito frágil pelo que a vida propiciou a ela. O sentimento é quase indescritível, com imensa gratidão a esse personagem em minha vida. Cantá-lo em São Paulo é a realização do sonho daquela adolescente que passava na frente do Municipal todo dia.”

A edição traz ainda as colunas de Júlio Medaglia (sobre a relação entre música e política), João Marcos Coelho (que relembra os dez anos do selo Odradek) e Jorge Coli (que escreve sobre a música historicamente informada).

Na revista, você encontra ainda o Roteiro Musical, com a lista de concertos com presença do público, além das principais notícias do mundo musical e dos Lançamentos de CDs do mês, disponíveis na Loja CLÁSSICOS.

Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

Edição de junho de 2022 da Revista CONCERTO

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.