Ilumina aborda o futuro em sua décima edição

por Redação CONCERTO 03/01/2025

O Ilumina Festival completa dez anos em 2025 e realiza sua nova edição entre os dias 5 e 12 de janeiro, com apresentações e espetáculos na Sala São Paulo e na Casa das Caldeiras. O tema deste ano é Futuro. 

“O festival apresenta a música como um espelho para as grandes questões e os grandes desafios da vida. Inteligência artificial, mudanças climáticas e a epidemia de solidão: esses são temas nos quais a música pode lançar luz. Em uma era de automação, a arte ainda é relevante?”, diz Jennifer Stumm, criadora do festival. 

Os programas incluem obras de compositores como Steve Reich, Caroline Shaw, George Benjamin, Julius Eastman, Osvaldo Golijov, George Crumb, Niel Gow, Brahms, Schoenberg (Noite transfigurada, com vídeomapping Coletivo Coletores), Debussy e Jörg Widmann, entre outros. No dia 12, os artistas do festival farão também a estreia mundial de uma obra encomendada pelo Ilumina a Clarice Assad.

Ao longo de 10 anos, o Ilumina ajudou 186 jovens músicos a lidar com as dificuldades para ingressar em 32 conservatórios na Europa e nos EUA, e ganhar bolsas de estudo. Apresentando-se como um ensemble flexível da música da câmara, o Ilumina fez sua estreia europeia no Festival de Lucerna em 2022.

Em 2024, fez estreias na grande sala de Het Concertgebouw, no Festival Internacional de Edimburgo, e no prestigioso Kronberg Academy, em Frankfurt, que deu a Jennifer Stumm o prêmio 2024 Pablo Casals Prize For a Better World, pela visão social do Ilumina.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Concerto dos músicos do Ilumina Festival em Lucerna [Divulgação/Manuela Jans]
Concerto dos músicos do Ilumina Festival em Lucerna [Divulgação/Manuela Jans]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.