Os compositores Jessie Montgomery e Thomas Adès, o maestro Gustavo Dudamel e a pianista Yuja Wang estão entre os vencedores das categorias de música clássica do Grammy, principal prêmio da indústria fonográfica, entregue no domingo em cerimônia em Los Angeles.
Dudamel e a Filarmônica de Los Angeles venceram na categoria Melhor Performance de Orquestra pelo registro de Dante, de Thomas Adès. A gravação concorria com álbuns da Orquestra Filarmônica da Rádio Holandesa com obras de Bartók; da Orquestra de Filadélfia (obras de Florence Price); e da Filarmônica de Buffalo (Sinfonia nº 2 de Scriábin).
Dante também concorria na categoria Melhor Composição Clássica, mas foi vencido por Rounds, de Jessie Montgomery. Os outros concorrentes: In That Space, at That Time, de Andy Akiho; Psychedelics, de William Brittelle; e Dark With Excessive Bright, de Missy Mazzoli.
A Melhor Gravação de Ópera foi a de Champion, ópera de Terrence Blanchard, apresentada no Metropolitan Opera House de Nova York, que desbancou The Lord of Cries (John Corigliano/Boston Modern Orchestra Project) e Black, de David Little (The Dime Museum).
A pianista Yuja Wang venceu a categoria Melhor Solo Clássico Instrumental pelo álbum The American Project, com a Louisville Orchestra e o maestro Teddy Abrams. Os demais concorrentes eram Darkness and Scattered Light, de John Adam; Cylinders, de Andy Akiho; Difficult Grace, de Seth Parker Woods; e Of Love, de Curtis Stewart.
O Melhor Álbum Vocal Clássico foi Walking in the Dark, com a Philharmonia Orchestra, o maestro Christian Reif e a soprano Julia Bullock. Reginald Mobley, Lawrence Brownlee, Laura Strickling e Karim Sulayman também concorriam na categoria.
Entre os álbuns de música de câmara, venceu o disco Rough Magic, com obras de Brittelle, Caroline Shaw e Peter Shin. Dedicado à música nova, o álbum bateu fortes concorrentes, como o disco com obras de Beethoven gravado por Yo-Yo Ma, Leonidas Kavalos e Emanuel Ax ou a seleção de música americana gravada pelo Pacifica Quartet e Antyhony McGill.
A Melhor Performance Coral foi a de Reconnaissance, de Kaija Saariaho, gravada pelo Uusinta Ensemble e o Helsinki Chamber Choir. Concorriam registro de Lux Aeterna, de Ligeti, e álbuns com seleções de obras de autores como Rachmaninov.
Nas categorias técnicas, o principal vencedor foi o disco com obras de compositores americanos contemporâneos gravado pela Orquestra Sinfônica de Chicago e o maestro Riccardo Muti, que ficou com o prêmio na categoria Melhor Engenharia de Som.
Leia também
Notícias Os aniversários do mundo musical em 2024 – e como as orquestras e teatros vão celebrá-los
Notícias Digital Concert Hall celebra 15 anos com playlist e documentário gratuitos
Notícias Osesp interpreta 'Carmina Burana' em pré-abertura da temporada
Notícias Uniopera apresenta concerto cênico dedicado a Vivaldi
Opinião Novas vozes ocupam o cenário mundial da ópera, por Flavia Furtado
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.