Retrospectiva 2024: Ligia Amadio, regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
“2024 foi um ano extremamente frutífero para a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e para minha trajetória pessoal. Comecei o ano integrando o júri do Concurso Compositoras Latino-americanas da Fundação Osesp, uma iniciativa fabulosa que, espero, tenha uma permanente continuidade. Outra iniciativa inigualável em prol das mulheres na música surgiu em Belém do Pará em 2024, pelas mãos de Carolina Faria e Cibelle Donza, o I Concurso Nacional Ligia Amadio para Mulheres Solistas, honraria que coroa minha trajetória artística. Este concurso contou com a participação 82 candidatas, das quais 8 foram premiadas.
Dentre a eclética programação da OSMG em 2024, que incluiu artistas pop, música de cinema e concertos em parques, podemos destacar: Requiem de Verdi, Petite Messe Solennelle de Rossini, Te Deum de Dvorák, Porgy and Bess de Gershwin, Maracatu do Chico-Rei de Mignone, Concerto para dois pianos de Max Bruch e várias estreias brasileiras e mundiais, como, por exemplo, o Concerto para quatro saxofones, de Philipp Glass. A gravação da estreia de Teotihuacan de Andersen Viana pela OSMG recebeu 6 prêmios internacionais e dois prêmios na 21ª Edição do Prêmio Rádio MEC. A estreia da ópera Devoção de João Guilherme Ripper, com direção cênica de Ronaldo Zero, assim como o Nabucco de Verdi, com direção cênica de André Heller-Lopes, foram das mais importantes e portentosas realizações da FCS e da OSMG em 2024. Terminamos o ano com uma espetacular Suíte Carmen de Rodion Shchedrin com a Companhia de Dança Palácio das Artes dirigida por Luiz Fernando Bongiovanni.
Além das óperas mencionadas, tive o privilégio de reger Gianni Schicchi no XXIII Festival de Ópera do Theatro da Paz. Como convidada, destaco os concertos realizados com a Sinfônica do Espírito Santo e com a Filarmônica de Goiás e, no exterior, com a Orquestra Sinfônica Nacional Argentina, com a OFUNAM, na grandiosa Sala Nezahualcóyotl, e com a Filarmônica de Málaga, na Espanha, concerto que recebeu uma maravilhosa crítica: Del Nielsen de Barragán a la apoteosis del Beethoven de Amadio.” [Depoimento de dezembro de 2024]
[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2024 da Revista CONCERTO.]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.