A Revista CONCERTO completa em setembro 24 anos e traz na matéria de capa uma entrevista com o maestro norte-americano Kent Nagano. Ele rege no Brasil a Orquestra Sinfônica de Montreal, grupo que comanda há 16 anos. E, em conversa com o editor-executivo João Luiz Sampaio, fala sobre sua trajetória, a relação com a orquestra, relembra o trabalho com Leonard Bernstein e comenta seus novos projetos, como uma interpretação “de época” do Anel do Nibelungo, de Wagner.
A edição traz também uma entrevista com o compositor brasileiro Felipe Lara, há duas décadas radicado nos Estados Unidos, que terá sua obra Ó, baseada em texto de Nuno Ramos, estreada pela Osesp. Lara conversou com o jornalista Irineu Franco Perpetuo e oferece um olhar sobre a peça, assim como sobre a trajetória que fez dele um dos principais autores de sua geração.
Outra estreia importante do mês é a “NeutrinÓpera” Ritos de perpassagem, de Flo Menezes, que será apresentada no Theatro São Pedro de São Paulo: na seção Repertório, o compositor comenta os principais pontos que o guiaram na criação da obra. Ainda no campo da ópera, chega em setembro ao Brasil Prism, de Ellen Reid, que recebeu este ano o Prêmio Pulitzer de composição. A obra, que trata de abuso sexual, será apresentada no Theatro Municipal de São Paulo e é tema da coluna Música Viva, do jornalista João Marcos Coelho.
Na seção Acontece, a jornalista Luciana Medeiros conta sobre a nova edição do Festival Artes Vertentes, que, sob direção artística de Luiz Gustavo Carvalho, terá como tema a comunicação em nossa época. E, em Fermata, o foco recai sobre dois jovens violoncelistas brasileiros, Luiz Fernando Venturelli, de 19 anos, e Marina Martins, de 20 anos, atualmente completando seus estudos fora do Brasil. Os dois estarão em palcos do país este mês: Venturelli toca com a Camerata SESI-ES e com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Martins, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. À jornalista Camila Fresca, ambos falaram sobre o momento que vivem e sobre os planos que fazem para suas carreiras.
Em suas colunas, Júlio Medaglia comenta a importância do trabalho do Selo SESC e Jorge Coli apresenta um livro fundamental para se compreender a importância da arte barroca, Versailles.Opéra, de Philippe Beaussant.
As notícias do mundo da música clássica e as informações detalhadas sobre a programação em todo o país você também encontra no novo número da Revista CONCERTO.
Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br ou pelo telefone (11) 3539-0048.
Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a promoção e ganhe de presente o CD exclusivo da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Ligue para (11) 3539-0048 ou assine na Loja CLÁSSICOS.