Maria Teresa Madeira lança disco solo com novos arranjos da obra de Chiquinha Gonzaga

por Redação CONCERTO 30/04/2025

Chega às plataformas nesse fim de abril o álbum Francisca Gonzaga por Maria Teresa Madeira (Biscoito Fino), um retorno à obra de Chiquinha Gonzaga. A pianista carioca é uma das mais artistas mais dedicadas à pesquisa e à interpretação da compositora pioneira e transformadora, nascida em 1847.

São nove faixas, das quais oito de Chiquinha – a exceção é Querida por todos, composta pelo amigo Joaquim Callado em sua homenagem. Abre Alas, Lua branca e Canção dos pastores foram arranjadas por Maria Teresa especialmente para este registro. Ainda estão no disco Meditação, Faceiro, Mulher-homem, Walkyria e Saudade. A produção é de Carlos Sion

A primeira gravação de Maria Teresa com o repertório de Chiquinha foi em 1999, quatro anos depois de fazer a direção musical de uma remontagem de Forrobodó, de 1912. “Foram 3 CDs: um solo, um em dupla com Marcus Viana e o terceiro com cantores da MPB pela Som Livre, na época da minissérie sobre ela na TV Globo”, conta Madeira. 

Em 2020, lançou ainda a coleção de partituras Chiquinha Gonzaga para todos, reunindo 145 músicas pinçadas do acervo digital oficial da compositora e oferecendo uma curadoria pelo nível de dificuldade de execução. Em 2025 também falou de Chiquinha numa série da rádio BBC de Londres dedicada a compositoras de diversos países.

A pianista Maria Teresa Madeira [Divulgação]
A pianista Maria Teresa Madeira [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.