Maestro sofreu um infarto fulminante na tarde de ontem, 6 de novembro, no Rio de Janeiro
O maestro Leonardo David, ex-regente da Camerata Sesi do Espírito Santo e ex-regente adjunto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, morreu ontem, aos 43 anos. O maestro, que mora em Vitória, estava no Rio de Janeiro e sofreu um infarto fulminante.
Leonardo David iniciou-se cedo na música, graduando-se bacharel em violino. Em 2001, tornou-se professor de violino na Faculdade de Música do Espírito Santo. “Não havia orquestra na escola, e decidi montar um grupo com meus oito melhores alunos de violino. Pedi três alunos para o professor de viola, dois para o professor de cello e um para o contrabaixo”, contou em entrevista à Revista CONCERTO, em 2019. Foi este o embrião da Camerata Jovem da Faculdade do Espírito Santo, que acabou tornando-se, em 2007, a Camerata Sesi-ES.
“Apesar de ter tido aulas de regência e reger coros desde a adolescência, na Camerata eu tocava com os alunos”, lembrou David, que partiu então para uma formação mais consistente de regência com aulas com o maestro Isaac Karabtchevsky. Finalmente, em 2019, Leonardo David concluiu o seu mestrado com André Cardoso na Escola de Música da UFRJ, com uma dissertação sobre as obras para cordas de Ernani Aguiar.
Leonardo David foi regente titular da Camerata Sesi por mais de 10 anos. Nesse período, desenvolveu um importante trabalho artístico que culminou com temporadas anuais de concertos, fazendo a Camerata Sesi-ES ganhar projeção nacional. Em 2020, foi alvo de denúncias de assédio moral e sexual, em parte anônimas, que levaram a uma campanha de difamação nas redes sociais. Acabou demitido do Sesi e da função de regente adjunto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, que ocupava há alguns anos.
Leonardo David vivia uma nova fase e estava animado. Por falta de provas, o processo então instaurado no Ministério Público havia sido arquivado e o processo disciplinar, aberto no estado, caminhava no mesmo sentido. Com um grupo de empresários havia fundado recentemente a Sociedade Filarmônica do Espírito Santo.
Em sua breve carreira, Leonardo David regeu as sinfônicas nacionais do Paraguai, da Bolívia e de El Salvador e, no Brasil, as sinfônicas do Recife, da Paraíba, de Sergipe, da Bahia, de Porto Alegre e a Sinfônica Heliópolis, entre outras. Além disso, trabalhou também com o Coro da Aliança Francesa de Vitória.
Leonardo David deixa a esposa violinista Gabriela Queiroz e três filhos.
O maestro Isaac Karabtchevsky lamentou a morte de Leonardo David: “Infelizmente nosso querido Léo faleceu. Para nós, ele sempre foi um exemplo de correção. Quando esteve aqui em São Paulo, com a Sinfônica Heliópolis, ele deixou, para esses jovens, um legado de amor e solidariedade. Estava em vias de construir uma nova orquestra, pena que se foi tão jovem, tinha apenas 43 anos!”
O maestro André Cardoso, vice-presidente da Academia Brasileira de Música, declarou: “Leonardo Davi foi um colega muito querido. Uma pessoa gentil e atenciosa. Foi meu orientando de mestrado na UFRJ, sempre muito dedicado. Deixa um legado de realizações para a vida musical capixaba, especialmente à frente da Camerata Sesi, grupo que dirigiu por mais de uma década e que transformou numa das melhores e mais ativas orquestras de câmara do país. Enfrentou com altivez e o apoio incansável de sua esposa, Gabriela Queiroz, uma campanha difamatória que acabou por afastá-lo dos cargos que ocupava. Não tinha dúvidas que reverteria a situação e que retomaria sua carreira, o que já estava acontecendo. Infelizmente seu coração, que era grande, não resistiu”.
E Hélder Trefzger, diretor da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, afirmou: “Estamos muito tristes e consternados com a partida precoce do maestro Leonardo David, que atualmente atuava como violinista na Oses. Criador da Orquestra Camerata Sesi, ele atuou também como maestro adjunto na Oses e trabalhou muito pelo desenvolvimento da música no Espírito Santo, deixando importantes contribuições. A música perde um jovem talento que ainda teria tanto a realizar. Pedimos a Deus que conforte os corações dos familiares e que ele descanse em paz”.
Nelson Rubens Kunze, diretor-editor da Revista CONCERTO, também lamentou a morte do maestro: “Leonardo David foi um amigo e incentivador da Revista CONCERTO. A seu convite, visitei Vitória em 2019 e assisti a um concerto da Camerata Sesi. Guardo a imagem de uma pessoa doce e gentil, com uma forte determinação na construção de um sólido projeto artístico. Meus sentimentos a Gabriela, aos filhos e amigos. Que eles tenham forças para superar esse difícil momento”.
Clique aqui para ler a matéria sobre Leonardo David escrita por Camila Fresca na Revista CONCERTO
Clique aqui para ler matéria sobre a Camerata Sesi-ES e Leonardo David escrita por Nelson Rubens Kunze no Site CONCERTO
[Adendo às 17h - Leonardo David será velado amanhã, dia 8/11, a partir das 8h, no Parque da Paz - Ponta da Fruta / Vila Velha. O sepultamento será às 10h30.]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
Triste notícia
Triste notícia