Neojiba abre novo palco no Parque do Queimado e celebra 14 anos

por Redação CONCERTO 11/10/2021

O Neojiba – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia inaugura no dia 16 um novo espaço em sua sede no Parque do Queimado, em Salvador. A Arca Neojiba é um espaço dedicado a apresentações ao ar livre e estará aberta a apresentações de artistas da comunidade e de diferentes linguagens artísticas.

As apresentações de inauguração, no dia 16, com público e transmissão on-line, vão reunir músicos da Orquestra 2 de Julho e da Orquestra Castro Alves e outros artistas. 

O objetivo da Arca Neojiba é receber o projeto Saraus da Arca, que envolverá o público, funcionários e integrantes do programa em apresentações gratuitas, “fortalecendo o espírito de comunidade e o pertencimento sobre o Parque do Queimado.”

A inauguração é uma das marcas da celebração do aniversário de 14 anos do projeto. No dia 15, será realizado recital dos integrantes da Orquestra Pedagógica Experimental, Coro Infantojuvenil do Núcleo Cidade Sol (Jequié) e do Núcleo Territorial de Vitória da Conquista. 

O dia 17 começa com obras de câmara interpretadas pelos coordenadores e instrutores do Neojiba. E, em seguida, a Orquesta 2 de Julho e a Orquestra Castro Alves voltam a se apresentar, agora no Teatro Castro Alves.  

E, nos dias 23 e 24, será realizada a primeira ópera da história do projeto, Dido e Enéas, de Purcell, com o Coro Juvenil do projeto e a direção de Márcio Meirelles e da maestrina Lucie Barluet. As récitas – duas por dia – acontecem no Teatro Vila Velha.

Idealizado e dirigido pelo pianista Ricardo Castro, o Neojiba alia formação musical e inclusão social e tornou-se um dos principais projetos musicais da América Latina, tendo realizado também turnês pela Europa e pelos Estados Unidos ao lado de artistas como a pianista Martha Argerich.

Sede do Neojiba no Parque do Queimado, em Salvador [Divulgação]
Sede do Neojiba no Parque do Queimado, em Salvador [Divulgação]

Leia também
Notícias
 Prepare-se: oito concertos e óperas para ver ao vivo ou na internet
Notícias Programa Gestores da Sala Cecília Meireles promove concertos organizados por alunos
Notícias Produção argentina de obra de Händel gera reação da Igreja Católica
Notícias Dia das Crianças: cinco atrações para celebrar a data com música
Textos Um compositor extraordinário, João Marcos Coelho

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.