Núcleo Hespérides faz recital de lançamento de disco dedicado à obra de Aylton Escobar

por Redação CONCERTO 09/10/2023

O Núcleo Hespérides – Música das Américas lança com recital nesta segunda-feira, dia 9, no Theatro São Pedro, o álbum digital Aylton Escobar – Música brasileira contemporânea em concerto. O disco e a apresentação comemoram os 80 anos do compositor.

As nove obras selecionadas compõem um consistente e diversificado recorte na trajetória composicional de Aylton entre 1967 e 2015, praticamente meio século. O autor trabalhou no projeto desde a concepção até a escolha de cada obra e cada músico que participa do álbum. 

A pianista Rosana Civile coordenou os intérpretes do disco, incluindo, além dos integrantes do Hespérides, músicos convidados. “Convivo há anos com Aylton. Mestre de vida e arte, presente nos momentos mais difíceis e dolorosos. Generoso, sensível, leal e sincero. Testemunhei a grandeza de sua obra, seu brilhantismo, valores e exigências que muitas vezes parecem inatingíveis”, contou Rosana em entrevista para a coluna Música Viva, de João Marcos Coelho.

Aylton Escobar e Maria José Carrasqueira durante gravação do álbum [Reprodução/Facebook]
Aylton Escobar e Maria José Carrasqueira durante gravação do álbum [Reprodução/Facebook]

A gravação foi realizada no Estúdio dos Lagos, de Joaquim “Zito” Abreu, que também atuou como produtor assistente. Ele explica que “cada intérprete foi responsável pela realização de sua obra, gravando, acompanhando as mixagens e as masterizações, como é desejo impresso nas obras de Aylton Escobar: somos instigados a assinar nossas versões”.

A João Marcos Coelho, a pianista Maria José Carrasqueira falou um pouco sobre como foi esse trabalho. “Ter Aylton no estúdio, literalmente a meu lado, durante a gravação, compartilhar o olhar arguto, a escuta atenta e crítica, o gesto inaudito que sempre o acompanhou, a palavra sagaz, aguda, irônica, mas doce, onde o carinho do compositor abraça, respeita e compartilha visceralmente a obra com seu intérprete, sem concessões. Que se coloca por inteiro quando compõe e espera a transcendência na realização de sua obra de arte. Momento e entrega, pura paixão pelo fazer musical”, disse.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Revista CONCERTO
Autorretrato musical, por João Marcos Coelho
Notícias Rosana Lanzelotte lança livro sobre produção musical de D. Pedro I
Notícias Música para o Dia das Crianças: confira seleção de apresentações que celebram a data
Notícias Digital Concert Hall: confira a programação de outubro; leitores do Site CONCERTO têm desconto
Crítica Duo Siqueira Lima: precisão, ginga e senso de estilo, por Irineu Franco Perpetuo

A soprano Laiana Oliveira durante gravação do disco [Divulgação]
A soprano Laiana Oliveira durante gravação do disco [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.