Ópera de Colônia convida André Heller-Lopes para dirigir ‘Os contos de Hoffmann’

por Redação CONCERTO 23/10/2026

No dia 28 de novembro, André Heller-Lopes dirigirá Os contos de Hoffmann, de Offenbach, na Ópera de Colônia. O encenador e cenógrafo brasileiro é acompanhado pela dramaturga Frederike Prick-Hoffmann. O elenco traz Young Woo Kim e Enea Scala como Hoffmann, e Valerie Eickhoff como Niklausse e A Voz da Mãe.

A proposta trouxe um desafio para o brasileiro. Segundo o encenador, dificilmente um diretor europeu aceitaria assumir uma produção desta dimensão com tão pouca antecedência. Talvez por isso, diz em material de divulgação, tenham recorrido ao seu "swing lírico carioca". Professor da UFRJ e ex-diretor artístico do Theatro Municipal do Rio, Heller-Lopes realizou mais de 70 montagens pelo Brasil e pelo mundo.

A obra conta a história do célebre escritor e ilustrador E. T. A. Hoffmann. O enredo explora os conflitos internos e as paixões do protagonista pela boneca Olympia, pela cantora Antonia e pela cortesã Giulietta.

A agenda do diretor conta ainda com suas produções no Brasil e no exterior. Em 23 de outubro, dirige Carmen, de Bizet, na Ópera da Silésia, na Polônia. Em 13 de novembro, realiza Turandot, de Puccini, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
 

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
Prepare-se: destaques da programação musical da semana
Notícias Da história ao mercado atual, ECA Ópera Day apresentou debates sobre o futuro da ópera , por Clara Zamboni
Notícias Projeto EcoMúsica, do pianista Fabio Caramuru, ganha exposição 
Notícias Elodie Bouny concorre ao Grammy Latino de melhor composição clássica
Notícias Nino Rota é tema de documentário em cartaz na Mostra de Cinema de São Paulo
Notícias Daniil Trifonov lança disco com música latino-americana com participação da Osesp
Acervo CONCERTO O 'Réquiem', de Verdi, por Lauro Machado Coelho

André Heller-Lopes [Divulgação/ Leo Aversa]
André Heller-Lopes [Divulgação/ Leo Aversa]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.