Orquestra Parassinfônica amplia atividades e inicia sua segunda temporada

por Redação CONCERTO 02/07/2023

Criada em 2022, a Orquestra Parassinfônica de São Paulo amplia este ano suas atividades, iniciando em julho uma série de apresentações em diferentes cidades do país. 

O grupo trabalha com inclusão social por meio da música e conta com 45 músicos, entre pessoas com e sem deficiência, e naipes de trompete, trompa, tímpano, flauta, contrabaixo, viola, violoncelo, violino, oboé, clarinete, fagote e trombones. A coordenação pedagógica é da professora Aída Machado. 

A orquestra fará, em julho, apresentações no Festival de Inverno de Campos do Jordão (dia 8) e Ribeirão Preto (dia 29). Em seguida, vai a cidades como Tatuí (19 de agosto), Campinas (24 de agosto), Rio de Janeiro (28 de agosto), Botucatu (dia 16 de setembro), São Paulo (dia 30 de setembro) e Santos (dia 14 de outubro). 

A regência dos espetáculos é do maestro Marcos Arakaki e o programa tem obras de Amaral Vieira, Mozart, Tchaikovsky, Alexandre Guerra, Puccini, Schubert e Lorenzo Fernandez, entre outros.

“No ano passado, a grande maioria dos músicos da orquestra vivenciou pela primeira vez na vida a experiência da rotina de uma orquestra sinfônica. Dadas todas as dificuldades impostas sobre as pessoas com deficiência, para eles chegava a ser difícil até mesmo encontrar escolas de música para estudar. Hoje serem protagonistas e terem contato com um corpo técnico deste nível, é extremamente recompensador”, diz Igor Cayres, idealizador do projeto.

Leia também
Notícias 
Coleção Música do Brasil lança novo volume com obras de Claudio Santoro
Notícias Obras de restauro do Theatro Carlos Gomes têm início em Vitória
Notícias Festival de Inverno de Campos do Jordão: os destaques da primeira semana
Camila Fresca Novas histórias em quadrinhos abordam o universo da música clássica

Orquestra Parassinfônica durante concerto em 2022 na Sala São Paulo [Divulgação]
Orquestra Parassinfônica durante concerto em 2022 na Sala São Paulo [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.