Aclamada pela crítica, a coleção Música do Brasil, do selo Naxos, volta a celebrar, em seu novo volume, a música do compositor Claudio Santoro.
Dele, a Filarmônica de Goiás está registrando a integral das sinfonias, assim como outras peças marcantes. Neste novo disco, estão a Sinfonia nº 8 e o Concerto para violoncelo, além de Três abstrações e Interações assintóticas.
O repertório nos leva em direção aos anos 1960, período atribulado da trajetória do compositor. Convidado por Darcy Ribeiro para criar o departamento de música da Universidade de Brasília, após o golpe de 1964 e o AI-5, em 1968, Santoro acabaria deixando o Brasil e se instalando na Alemanha.
É um dos momentos de maior experimentação de sua carreira, como vemos na Sinfonia nº 8, de caráter serialista, entrecortado por um lied interpretado com excelência por Denise de Freitas. Ou então no Concerto para violoncelo, que registra o trabalho de uma das principais artistas da nova geração brasileira, Marina Martins; e nas Interações assintóticas, de escrita quase matemática.
Em junho, a coleção Música do Brasil lançou um volume dedicado ao compositor Almeida Prado, que em 2023 completaria 80 anos de idade. O disco foi gravado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e o Coro da Osesp, também sob regência do maestro Neil Thomson. O repertório do álbum traz duas peças: a primeira delas é Pequenos funerais cantantes, do início da carreira do compositor; e a segunda é a Sinfonia dos orixás [leia mais aqui].
A coleção Música do Brasil, lançada no mundo pelo selo Naxos, promove a música de compositores brasileiros de todos os tempos. Desenvolvida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil em parceria com a Osesp, a Filarmônica de Minas Gerais, a Filarmônica de Goiás e a Academia Brasileira de Música, a coleção já lançou 15 CDs com obras sinfônicas de compositores brasileiros dos séculos XIX e XX (clique aqui para conhecer a coleção Música do Brasil).
O fundador e presidente da Naxos, Klaus Heymann, foi homenageado pelo governo brasileiro com a medalha de Comendador da Ordem do Rio Branco, por sua contribuição para a divulgação do patrimônio musical brasileiro (leia aqui).
O disco com as obras de Claudio Santoro, assim como os demais lançamentos da coleção, estão disponíveis na Loja Clássicos; clique aqui
Leia também
Notícias Obras de restauro do Theatro Carlos Gomes têm início em Vitória
Notícias Festival de Inverno de Campos do Jordão: os destaques da primeira semana
Notícias Orquestra Parassinfônica amplia atividades e inicia sua segunda temporada
Camila Fresca Novas histórias em quadrinhos abordam o universo da música clássica
Notícias Klaus Heymann, presidente da Naxos, recebe medalha de Comendador da Ordem do Rio Branco
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.