A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo recebe para seus primeiros concertos do mês uma autoridade internacional na interpretação da música antiga, o regente e cravista argentino Leonardo García Alarcón, professor do Conservatório de Genebra. Ele estará à frente do grupo na interpretação de obra fundamental do repertório sacro barroco, a Missa BWV 232 de Johann Sebastian Bach.
As apresentações, nos dias 5, 6 e 7, contam ainda com a participação do Coro da Osesp e de um time de solistas formado por Mariana Flores (soprano), Dara Savinova (mezzo soprano), Valerio Contaldo (tenor) e Andreas Wolf (barítono).
Alarcón identifica duas partes contrastantes na peça: “A primeira é uma autobiografia que mostra todas as capacidades técnicas, expressivas e retóricas de Bach. A segunda, que se inicia no Credo, representa o gênio de um Bach original, no fim da vida. É uma música de grande abstração”, aponta.
“A Missa em si menor é a única missa completa de Bach, e não se sabe ao certo por que ele decidiu expandi-la. Além dela, o compositor escreveu outras quatro, que trazem apenas o Kyrie e o Gloria (a forma era prática comum na tradição luterana)”, escreve Ana Cursino Guariglia na Reportagem de Capa da edição de dezembro da Revista CONCERTO [leia aqui; acesso exclusivo para assinantes].
“Várias hipóteses foram levantadas por pesquisadores a respeito das motivações de Bach para o desenvolvimento da missa. Seria uma forma de estreitar ainda mais os laços com o novo rei da Polônia (para quem, católico convertido, uma missa completa teria mais apelo)? Um testemunho da união possível entre todas as tradições cristãs? Ou manifestação de um legado musical? Seja como for, a Missa nunca foi executada na íntegra enquanto Bach vivia, o que significa que não tinha sido feita especificamente para nenhum ofício litúrgico à época”, continua o texto.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Revista CONCERTO Retorno a Bach, por Ana Cursino Guariglia
Notícias Prêmio CONCERTO 2024 anuncia finalistas; leitores podem votar pelo Site CONCERTO
Notícias Prêmio CONCERTO 2024 - Votação do público
Notícias Demissão de spalla da Filarmônica de Goiás gera repercussão; orquestra lança nota oficial
Opinião Marlos Nobre: uma das mais destacadas figuras musicais de nosso país, por Irineu Franco Perpetuo
![A mezzo soprano Dara Savinova participa dos concertos [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-daria.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.