Palácio das Artes de Belo Horizonte é destaque da edição de julho da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 26/06/2020

No dia 10 de junho de 1970, uma lei sancionada pelo governador Israel Pinheiro da Silva deu início ao processo de criação da Fundação Palácio das Artes de Belo Horizonte, que cinquenta anos depois é um dos mais importantes centros culturais do país, com seis galerias de arte, três teatros, cinema, espaços multiuso, centro dedicado à fotografia, central técnica e um vasto programa de formação para artistas e técnicos, é ainda casa de três corpos estáveis – a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais e a Companha de Dança Palácio das Artes.

Hoje batizada de Fundação Clóvis Salgado, a instituição é o tema da reportagem de capa da edição de julho da Revista CONCERTO. Nela, a jornalista Luciana Medeiros conta a sua história e conversa com artistas que dela fizeram e ainda fazem parte.

Na seção Em Conversa, o jornalista e editor executivo da CONCERTO João Luiz Sampaio entrevista o maestro e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro André Cardoso. Na pauta, o Projeto Sinos (Sistema nacional de orquestras sociais), realizado em conjunto com a Funarte e dedicado a oferecer auxílio a projetos de formação musical e inclusão social de todo o país.

Jornalista e crítico musical, Irineu Franco Perpetuo escreve, na seção Repertório, sobre as sinfonias de Beethoven, dando continuidade à série de artigos dedicados ao compositor nos 250 anos de seu nascimento.

A trajetória de Bohumil Med, músico, professor e editor, é relembrada na seção Fermata, em texto da jornalista e pesquisadora musical Camila Fresca.

Nossos colunistas seguem com suas importantes reflexões. Júlio Medaglia discute o feitiço da música; João Marcos Coelho relembra o compositor Camargo Guarnieri a partir do projeto de edição de sua obra para flauta, levado adiante por Aldo Barbieri; e Jorge Coli discute elementos relativos ao fazer musical.

Leia também sobre os principais lançamentos de CDs e livros.

Por conta do cancelamento da programação provocado pela pandemia do coronavírus, a Revista CONCERTO não publica em julho o Roteiro Musical. Mas, no Site CONCERTO, é possível consultar a agenda de transmissões on-line de óperas, concertos e recitais, atualizada diariamente (veja aqui).

Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a promoção e ganhe de presente o CD exclusivo da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo; assine no próprio Site CONCERTO, clicando aqui.

0720

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.