Prepare-se: destaques da agenda musical da semana

por Redação CONCERTO 05/08/2024

Neojiba
O pianista e maestro Ricardo Castro e o violinista David Grimal se unem para uma série de apresentações na Bahia com a Camerata Neojiba. A primeira delas acontece nesta segunda em Ilhéus, com obras de Bach, Shostakovich e Villa-Lobos.

Marisa Rezende
Doriana Mendes, José Wellington, Lúcia Barrenechea e Mariana Spoladore estão entre os músicos que fazem concerto nesta segunda-feira em homenagem aos 80 anos da compositora Marisa Rezende. Será no Instituto Villa-Lobos da UniRio. 

Pacho Flores
Após concertos com a Osesp, o trompetista Pacho Flores faz recital com alunos da classe de instrumentos da Academia da Osesp na terça. No Teatro B32, eles vão interpretar obras de Vivaldi, Sarasata, Maria Theresia von Paradis e do próprio Flores.

EcoMúsica
Também na terça, os pianistas Fabio Caramuru e Marco Bernardo fazem, no Auditório do Masp, em São Paulo, mais uma apresentação do Festival Armacell EcoMúsica, que relembra Tom Jobim nos trinta anos de sua morte.

Eden
Na quarta, a mezzo soprano Joyce DiDonato apresenta, com o conjunto Il Pomo D’Oro, o espetáculo Eden, na Sala São Paulo, pela temporada da Tucca. Também participam o Coro Infantil Osesp e o Coro Infantil Baccarelli.

Cena do espetáculo 'Eden', com Joyce DiDonato  [Divulgação]
Cena do espetáculo 'Eden', com Joyce DiDonato  [Divulgação]

 

Sigma Project
O Sigma Project, grupo espanhol formado por quatro saxofones, toca no Palácio das Artes de Belo Horizonte na quinta, fazendo a estreia de Tambor, de Rodrigo Lima. O grupo também toca no sábado com a Sinfônica de Minas Gerais na Sala Minas Gerais.

Emilie Mayer
Em Salvador, na quinta, a Sinfônica da Bahia recebe a maestra Natalia Larangeira para concerto no qual será interpretada da Sinfonia nº 1 de Emilie Mayer. A apresentação acontece na Igreja de São Francisco, no Largo Cruzeiro São Francisco.

Turnê mineira
Também na quinta, a Filarmônica de Minas Gerais dá início, em Araxá, a mais uma turnê estadual, O grupo será comandado por José Soares e vai tocar obras de autores como Bizet, Tchaikovsky, Arturo Márquez, Borodin, Lorenzo Fernandez e João Donato.

Isabel Leonard
A mezzo soprano Isabel Leonard faz recital na Sala São Paulo na quinta e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no sábado. Ela será acompanhada pelo pianista Bryan Wagorn nas apresentações, que integram a série de concertos internacionais da Dellarte. 

Ronaldo Rolim
Em São Paulo, na quinta, na Sala do Conservatório, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo toca com o pianista Ronaldo Rolim o Quinteto em fá menor de Cesar Franck. O grupo apresenta ainda o Quarteto em sol menor de Debussy. 

Contemporary Composers
O São Paulo Contemporary Composers Festival dá a largada em sua programação na quinta, no Conservatório de Tatuí, com apresentação do duo formado pelos chineses Xiaoyu Lin (flauta) e Erqing Wang (piano). A programação vai até o dia 17.

Balé da Cidade
O Balé da Cidade de São Paulo apresenta a partir de sexta-feira no Theatro Municipal as coreografias Pensamento cintilante e Bioglomerata. Com a Orquestra Sinfônica Municipal e a regência do maestro Alessandro Sangiorgi.

Sinfônica da USP
Erika Ribeiro será a solista da apresentação da Orquestra Sinfônica da USP no sábado, sob regência de Luis Gorelik. Ela vai interpretar o Concerto para piano em sol maior, de Ravel. O programa tem ainda a Sinfonia nº 2 de Sibelius.

Minha Pátria
Na Sala Cecília Meireles, no sábado, o maestro Javier Logioia rege a Orquestra Petrobras Sinfônica na Sala Cecília Meireles. O programa traz a versão completa do poema sinfônico Minha pátria, de Smetana. 

Pré-Turnê
A Osesp se despede da Sala São Paulo no sábado, com concerto que precede a turnê europeia do grupo. Thierry Fischer rege algumas das obras que serão levadas na viagem, como Central Park no escuro, de Charles Ives, e a Sinfonia nº 2 de Brahms.

La bohème
No Theatro São Pedro de Porto Alegre, a partir de sábado, a Sinfônica de Porto Alegre encena a ópera La bohéme, de Puccini. Flavio Leite assina a direção cênica e Evandro Matté, a direção musical. Gabriella Pace e Lazlo Bonilla encabeçam o elenco.

Ouro Preto em São Paulo
A Academia Jovem Orquestra Ouro Preto participa, no domingo, da série Concertos Matinais. Sob regência de Rodrigo Toffolo, o grupo vai lançar seu primeiro disco, com obras de Holst, Bartók, Nelson Ayres e Alexandre Travassos.

Fundação
Pela série da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, a violinista Jovana Trifunovic, o violoncelista Rafael Cesário e o pianista Cristian Budu fazem recital no domingo, com obras de Beethoven e Dvorák.

Clique aqui para consultar a programação completa do Roteiro Musical do Site CONCERTO

Leia também

NOTÍCIA Morre aos 66 anos o violoncelista Antonio Meneses
TEXTO Antonio Meneses, um profundo pensador da música, por Irineu Franco Perpetuo
TEXTO Um gênio musical, um amigo sensível e de simplicidade absoluta, por Luciana Medeiros
CRÍTICA Ira Levin e Rodrigo Esteves garimpam revelações preciosas na dobradinha Busoni/Puccini, por Márvio dos Anjos
CRÍTICA O ‘Concerto da paz’ da Sinfônica de Campinas no Teatro Castro Mendes, por Jorge Coli
OPINIÃO Retrato do artista: alcides lanza, por João Marcos Coelho
OPINIÃO O Cultura Artística voltou!, por João Luiz Sampaio
OUVINTE CRÍTICO Tudandot e Gianni Schicchi [Theatro São Pedro]
NOTÍCIA Morre no Rio o empresário e gestor cultural Walter Santos
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.