A programação da semana é dominada pela música de Maurice Ravel. O Concerto para piano será tocado em São Paulo (Osesp e Jean-Frédéric Neuburger), Manaus (Amazonas Filarmônica, Fabio Martino) e Brasília (Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e Antônio di Cristofano). A Orquestra Sinfônica Brasileira toca La valse, que também será interpretada em versão para piano por Neuburger, na Estação Motiva Cultural).
Terça-feira, dia 12
O elenco do Ópera Estúdio 2025 da Companhia de Ópera do RS faz a estreia da ópera Selvageria, de Arthur de Faria, na programação da série Terça Lírica, no Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul. A direção artística é de Flavio Leite e Patrick Menuzzi.
Quarta-feira
A programação da Estação Motiva Cultural, com curadoria da jornalista Camila Fresca, apresenta na quarta-feira músicos do Ilumina Festival, na série Ilumina na Estação. A direção artística é da violinista Jennifer Stumm.
Quinta-feira
Após concertos marcantes com sinfonias de Scriabin e A sagração da primavera, de Stravinsky, o maestro Pierre Bleuse volta a comandar a Osesp esta semana com obras francesas, de Debussy, Ravel (o Concerto para piano, com Jean-Frédéric Neuburger), e Saint-Saëns.
A Orquestra Petrobras Sinfônica inicia na quinta e segue até sábado com uma programação de música de câmara com a participação de artistas da orquestra. O palco é o Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.
Em São Paulo, na Praça das Artes, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo faz recital com uma obra importante do repertório camerístico brasileiro, o Quarteto de cordas nº 2 – Réquiem sem palavras, de Almeida Prado.
Em Brasília, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro recebe o pianista Antônio di Cristofano para apresentar o Concerto para piano de Ravel. O programa, de corte francês, tem ainda obras de Debussy e Poulenc, sob regência do maestro Claudio Cohen.
Em Manaus, Marcelo de Jesus rege a Amazonas Filarmônica em concerto que terá como solista o pianista Fabio Martino, no Concerto para piano de Ravel. O programa tem ainda obras de Shostakovich (a Sinfonia nº 5), Satie e Bizet.
A Orquestra do Theatro São Pedro de Porto Alegre celebra os 120 anos de Érico Verissimo em concerto especial, com a participação do cantor Pedro Verissimo e regência de Evandro Matté. O programa tem obras de Bach, Villa-Lobos, Zipoli e Tom Jobim.
Sexta-feira
A violinista Amanda Martins assume a direção musical da OCAM nos concertos de sexta-feira e domingo, dedicados a obras de Beethoven, C. Ph. E. Bach, Anna Amalia de Brunswick-Wolfenbüttel e Haydn. Participa o cravista Alessandro Santoro.
A Orquestra Filarmônica Senai-SP apresenta o programa Um concerto, um idílio e uma surpresa, no qual vai tocar obras de Wagner (Idílio de Siegfried), Dvorak (Concerto para violoncelo, com Rafael Cesário) e a estreia de uma obra encomendada ao compositor Mateus Bitondi.
Scheherazade é o tema dos concertos de sexta e sábado da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, com as peças de Ravel (com Denise de Freitas) e Rimsky-Korsakov. A regência é de JoAnn Falletta, em um programa que tem ainda o Concerto grosso de Ellen Zwillich.
Na sexta e no sábado, o 13º Festival de Música Erudita do Espírito Santo apresenta os primeiros concertos de sua série de música de câmara, com curadoria de Yara Caznok. O tema que pauta os concertos deste ano é Liberdade.
Sábado
O Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro tem continuidade nesta semana com recital do pianista Estefan Iatcekiw, no sábado, e com concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem com a maestra Priscila Bomfim e a pianista Xiaohui Yang, no domingo.
A Orquestra Sinfônica Brasileira toca no sábado e no domingo na Cidade das Artes um programa sob regência de Nathalie Marin e com Eduardo Machado como solista no concerto de Henri Tomasi. Completam o repertório obras de Louise Farrenc (Sinfonia nº 2) e Ravel (La valse).
A soprano Carla Cottini e o pianista Ricardo Ballestero fazem o recital Paisagens líricas no sábado, no Complexo Cultural Baía dos Vermelhos, em Ilhabela. O programa tem obras de Villa-Lobos, Helza Camêu, Ernani Braga, Debussy, De Falla e e Xavier Montsalvatge.
Domingo
Orquestra Filarmônica Catarinense participa da série Concertos Matinais da Sala São Paulo, com o pianista Pablo Rossi, que vai tocar a Rhapsody in blue, de Gershwin. O programa tem também Schubert e Liszt.
A Orquestra Experimental de Repertório faz, no Theatro Municipal de São Paulo, a estreia de Oras bolas!, de Alexandre Lunsqui. O programa se completa com obras de Andy Akiho (Ricochet, concerto triplo para violino, percussão e ping-pong ) e Debussy (Jeux).
No Teatro Cultura Artística, o Grupo Martelo lança o disco Sotaque, com obras de Débora Gurgel, Daniel Grajew, Clarice Assad, Luísa Mitre, Antônio Nóbrega, André Mehmari, Hércules Gomes, Silvia Góes e Léa Freire.
O maestro Isaac Karabtchevsky rege no domingo, no Theatro Municipal de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, grupo do Instituto Baccarelli do qual é diretor artístico. O programa ainda não foi anunciado.
Após concertos com a Osesp, o pianista Jean-Frédéric Neuburger encerra sua passagem por São Paulo com recital na Estação Motiva Cultural, onde toca obras de Schubert, Debussy, Ravel e Liszt.
Veja a programação completa da semana no Roteiro do Site CONCERTO
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.