Prepare-se: destaques principais da programação da semana

por Redação CONCERTO 25/08/2025

Agenda da semana tem recitais de Dang Thai Son, espetáculo com o barítono Thomas Hampson, celebração de 85 anos da Orquestra Sinfônica Brasileira e óperas de Verdi em São Paulo e Santo André.

Segunda-feira, dia 25 

A Orquestra Acadêmica de Viena e o Balé de Câmara de Hamburgo se unem ao barítono Thomas Hampson para o espetáculo Freedom Unbound, pela série da Tucca. Apresentação acontece no Teatro Cultura Artística e terá repetição na terça, dia 26.

Terça-feira, dia 26

A Série Dellarte/O Globo apresenta na terça, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, artistas do Teatro San Carlo di Napoli para apresentar obras de autores como Verdi, Bellini, Rossini e Puccini. Apresentação também em São Paulo, no dia 28, no Teatro B32.

Quarta-feira, dia 27

A Academia Jovem Concertante se apresenta na Sala Cecília Meireles, no Rio, com regência de Marcos Arakaki e solos da pianista Simone Leitão, que toca o Concertino para piano e cordas de Hércules Gomes e o Concerto nº 5 de Bach. 

Quinta-feira, dia 28

No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Brasileira celebra seus 85 anos com concerto regido pelo maestro convidado Claudio Cruz. O programa tem a Sinfonia nº 7 de Mahler, conhecida como Lied der Nacht (Canção da noite).

Na Sala São Paulo, a Osesp apresenta-se, nos dias 28, 29 (na série Osesp Duas e Trinta) e 30, sob regência da maestra Zoe Zeniodi. O programa tem obras de Marisa Rezende (Vereda), Louise Farrenc (Sinfonia nº 2) e Rimsky-Korsakov (Sheherazade). 

A Cia Ópera São Paulo inicia as comemorações pelos seus 35 anos com o espetáculo Trilogia Verdiana, com os últimos atos de Rigoletto, La traviata e Il trovatore, de Verdi. Nos dias 28 e 29, no Teatro Sérgio Cardoso; nos dias 30 e 21, no Teatro Municipal de Santo André. 

Em Belo Horizonte, o jovem violoncelista brasileiro Luiz Fernando Venturelli, hoje vivendo nos Estados Unidos, será o solista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, nos dias 28 e 29. Ele vai interpretar o Concerto para violoncelo nº 1 de Shostakovich. Regência de Fabio Mechetti.

Sexta-feira, dia 29

No Palácio São Clemente – Consulado de Portugal –, no Rio, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e a cravista Rosana Lanzelotte fazem concerto especial para marcar o encerramento do projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras. 

O pianista Dang Thai Son faz recital na Sala Cecília Meireles na sexta, com obras de Chopin e Debussy. Ele também abre nesta semana, no domingo, na Sala São Paulo, a quarta edição do Festival Chopin, que terá concertos ao longo do mês de setembro.

 

O pianista Dang Thai Son [Divulgação]
O pianista Dang Thai Son [Divulgação]

 

No Espaço Cultural BNDES, também no Rio de Janeiro, o pianista Aleyson Scopel faz recital com entrada franca dedicado a obras de Franz Schubert. Ele vai interpretar a Sonata D 959 e a Sonata D 960, duas últimas obras do gênero escritas pelo compositor.

Em Porto Alegre, a Ospa será regida pelo maestro Jonathan Girard e terá como solista o pianista Estefan Iatcekiw, que vai apresentar o Concerto para piano nº 2 de Rachmaninov. O programa tem ainda a estreia mundial de The Girl from the Bus Stations, de Thales C. Gonzaga.

Domingo, dia 31

O Coro da Osesp volta a se apresentar no domingo, na Estação Motiva Cultural, sob o comando de seu regente titular, o maestro britânico Thomas Blunt. O programa tem obras de Palestrina, Ravel, Chabrier, Fauré e Janequin (haverá ensaio aberto na manhã do dia 30).


Clique aqui para acompanhar a agenda completa no Roteiro do Site CONCERTO


 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.