Agenda tem início do ciclo dedicado aos concertos para piano de Villa-Lobos, com Sonia Rubinsky e a Osesp, a Sinfonia nº 7 de Shostakovich no Theatro Municipal de São Paulo e a inauguração do Teatro João Simões Lopes Neto, em Porto Alegre, com a ópera Turandot, de Puccini.
Terça-feira, dia 25
A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro recebe a maestra Fabrícia Medeiros e o pianista Cristian Budu para abrir sua temporada 2025. No programa, o Concerto para piano de Schumann, a Suíte Vila Rica, de Guarnieri, e Os prelúdios, de Liszt.
Mais uma abertura de temporada, agora da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Ligia Amadio rege Carmina burana, de Carl Orff, com apresentação também na quarta-feira, dia 26. Melina Peixoto, Aníbal Mancini e Igor Vieira serão os solistas.
A USP Filarmônica faz concerto dedicado a Mozart sob regência de Rubens Ricciardi e com solos de Marcus Held no Teatro Pedro II, em Ribeirão Preto; o programa, em seguida, será levado a Jardinópolis (dia 26) e São Carlos (dia 27).
Quarta-feira, dia 26
A Brasil Jazz Sinfônica e a cantora Monica Salmaso abrem a série Música pela cura de concertos internacionais da Tucca. João Maurício Galindo rege o concerto que será na Sala São Paulo.
Em Vitória, a Orquestra Sinfônica do Estado de Espírito Santo apresenta o Concerto para oboé, de Jennifer Higdon, com solos de Alexandre Barros. Helder Trefzger rege ainda Um americano em Paris, de Gershwin, e o Bolero, de Ravel.
Quinta-feira, dia 27
A Osesp, a pianista Sonia Rubinsky e o maestro Roberto Minczuk dão início ao ciclo dos concertos para piano de Villa-Lobos com o nº 5. O programa tem ainda Kurupira, de Esteban Benzecry, e Meia lágrima, de Elodie Bouny.
![A pianista Sonia Rubinsky [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-sonia_rubinsky.jpg)
Sexta-feira, dia 28
A Orquestra Neojiba abre sua temporada em Salvador, com obras de Carlos Gomes, Bernstein, Ginastera e o primeiro movimento do Concerto para violino de Sibelius, com a violinista Isabela Rangel. A regência é de Ricardo Castro.
Na sexta e no domingo, a Orquestra Experimental de Repertório e a Orquestra Sinfônica Municipal se unem para interpretar a Sinfonia nº 7 de Shostakovich. O programa, com Wagner Polistchuk, começa com Fairytale Poem, de Gubaidulina.
Sábado, dia 29
Tobias Volkmann rege a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo no sábado, em programa que terá as Quatro canções de Alma Mahler e a Sinfonia nº 4 de Mahler. Nas duas peças, a solista será a soprano Ludmila Bauerfeldt.
Em Porto Alegre, a ópera Turandot, de Puccini, inaugura o Teatro João Simões Lopes Neto. A produção reúne a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul e a Sinfônica de Porto Alegre. Regência de Carlos Vieu e direção de Flavio Leite.
Domingo, dia 30
A soprano Marília Vargas e o pianista André Mehmari fazem recital na série matinal do Teatro Cultura Artística. O programa é dedicado a Villa-Lobos, com obras como a Melodia sentimental e a Canção do poeta do século XVIII.
O Concurso Maria Callas realiza, no Teatro Sergio Cardoso, o recital de premiação de sua 23ª edição (a final acontece na sexta, em Jacareí). Apresentam-se os vencedores selecionados pelo júri presidido por Luiz Fernando Malheiro.
No Rio de Janeiro, a maestra Mariana Menezes comanda a Orquestra Petrobras Sinfônica na interpretação da Abertura Egmont, de Beethoven, e da Sinfonia nº 3 de Tchaikovsky, que completa 150 anos em 2025.
Clique aqui para acompanhar a agenda completa no Roteiro Musical
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.