Programação da semana tem estreia da ópera Don Giovanni, de Mozart, no Theatro Municipal de São Paulo, e muita música brasileira em diferentes cidades do país.
Segunda-feira, dia 28 de abril
O pianista Luis Felipe Oliveira é a atração da série Pianissimo no Teatro B32. Ele vai apresentar recital com, obras de Brahms (Seis peças op. 118), Liszt (São Francisco de Assis pregando aos pássaros), Debussy (Três prelúdios), Chopin (Sonata nº 3) e Villa-Lobos (Suíte floral).
Terça-feira, dia 29 de abril
A Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta no Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob a regência do maestro brasileiro radicado nos Estados Unidos Marcelo Lehninger. O programa tem a Sinfonia nº 5 de Gustav Mahler.
Em Belo Horizonte, a Sinfônica de Minas Gerais faz concertos nos dias 29 e 30 dedicados a autores brasileiros. Ligia Amadio comanda o grupo em obras como o Concerto carioca nº 2 de Radamés Gnattali, com Hercules Gomes, Danilo Penteado e Lucas Casacio como solistas.
Quarta-feira, dia 30 de abril
Javier Logioia rege a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro na Sala Cecília Meireles, em programa com obras de Carlos Gomes, Fernando Morais (o Concertino armorial, com solos do clarinetista Cristiano Alves), Piazzolla, Ginastera e Camargo Guarnieri.
Também na quarta, no Municipal do Rio, a Petrobras Sinfônica faz programa dedicado à música francesa, mais especificamente a Hector Berlioz. O grupo toca, sob regência de Felipe Prazeres, Carnaval romano e a Sinfonia fantástica.
Em Goiânia, a atração é a Filarmônica de Goiás, com o maestro Neil Thomson. O programa, no Teatro do Sesi Goiânia, tem a abertura da ópera O rapto do serralho, de Mozart, e Sheherazade, de Rimsky-Korsakov.
Em Londrina, tem início a XVI Mostra de Música de Câmara, com direção artística do pianista Cristian Budu. A programação, com artistas como a soprano Laiana Oliveira o violoncelista Rafael Cesário, vai até o dia 3 de maio.
A Filarmônica de Minas Gerais realiza o concerto com as obras concorrentes do 13º Festival Tinta Fresca: Simultanea sidera, de Ticiano Rocha; Uma leitura no bosque, de Felipe Jacob; Unfold O, de Homero Augusto; e Encomendação das almas, de Carlos dos Santos.
Quinta-feira, dia 1º de maio
A Osesp retorna à Sala São Paulo após período na Colômbia com concertos (nos dias 1º, 2 e 3) nos quais vai apresentar obras de Wagner, Emilie Mayer e, com o Coro da Osesp e solistas, o Réquiem de Mozart. A regência é do maestro Joseph Bastian.
Sexta-feira, dia 2 de maio
O Theatro Municipal de São Paulo estreia nova produção da ópera Don Giovanni, de Mozart, sob direção musical de Roberto Minczuk e direção cênica de Hugo Possolo. Dois elencos se revezam ao longo da temporada, que vai até o dia 10.
![Detalhe do cartaz da ópera 'Don Giovanni', de Mozart [Reprodução]](/sites/default/files/inline-images/w-don_giovanni.jpg)
Em Belo Horizonte, a Orquestra Ouro Preto se une ao músico Carlinhos Brown para apresentações nos dias 2 e 3, no Palácio das Artes. A regência é do diretor artístico e maestro titular Rodrigo Toffolo.
Sábado, dia 3 de maio
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre recebe o maestro Claudio Cruz e o violinista Lucas Bernardo para programa no qual serão interpretados o Concerto nº 1 de Max Bruch e duas peças de Beethoven: Abertura Prometheus e Sinfonia nº 3.
Domingo, dia 4 de maio
Na série Concertos Matinais da Sala São Paulo, o maestro William Coelho traz à cidade a Orquestra Joseense, com um repertório de música brasileira que inclui peças de Clarice Assad, Ernani Aguiar, Carlos dos Santos, Cibelle Donza e Villa-Lobos.
Em Salvador, a Orquestra Sinfônica da Bahia também se dedica à música brasileira, com peças de Damião Barbosa de Araújo, Domingos da Rocha Mussurunga, Lindembergue Cardoso e Paulo Costa Lima. Regência de Carlos Prazeres e solos da soprano Irma Ferreira.
Clique aqui para acompanhar a agenda completa no Roteiro do Site CONCERTO
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.