Quarteto Attacca encerra temporada da Cultura Artística

por Redação CONCERTO 12/12/2022

No panorama dos quartetos de cordas, o Quarteto Attacca tem se destacado pelo repertório amplo e a inventividade na formatação do repertório.

O grupo faz amanhã e quarta, dias 13 e 14, duas apresentações na Sala São Paulo, encerrando a temporada internacional da Cultura Artística. E o programa é exemplo do cuidado na escolha de obras. 

No dia 13, eles tocam o Quarteto nº 3, Mishima, de Philip Glass, inspirado na trilha que o compositor escreveu para o filme sobre o escritor japonês Yukio Mishima, de Paul Schrader; o Quarteto nº 67 op. 77 nº 2, de Haydn; Entr’acte, de Caroline Shaw; e o Quarteto M 35, de Ravel. Na apresentação seguinte, no dia 14, além das peças de Glass e Ravel, o Quarteto nº 10 op. 74 de Beethoven e outra peça de Shaw, Blueprint

“A combinação de obras nunca se dá no vazio, não acreditamos que possa ser assim. Caroline escreveu Entr’acte tendo como inspiração o quarteto de Haydn, assim como Blueprint nasce de uma conversa com Beethoven. A ideia de revisitar a história com um olhar moderno nos parece fundamental”, explicou o violinista Domenic Salerni, que forma o conjunto ao lado da violinista Amy Schroeder, do violista Nathan Schram e do violoncelista Andrew Yee, em entrevista publicada na edição de dezembro da Revista CONCERTO [acesso exclusivo para assinantes].

 

Salerni falou também sobre o modo como o conjunto encara a diversidade de repertório. 

“Não há limitação de escola nem de estética, não estamos preocupados com isso. Trabalhamos com aquilo que nos apaixona. Sei que não tenho muito como definir isso, pois é um processo intuitivo. E, afinal, o que é paixão, o que é amor? Mas uma coisa é certa: tudo o que fazemos precisa ser aceito e abraçado pelos quatro. É assim que podemos construir um futuro juntos”, disse. 

“Com certeza a música de hoje nos atrai em especial, e, claro, as pessoas nos identificam com ela. Mas, como grupo, não mudamos nossa postura dependendo do repertório. Somos um quarteto de cordas, tocando Haydn ou Philip Glass.”

Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Revista CONCERTO
Pontes para o futuro, por João Luiz Sampaio [acesso exclusivo para assinantes]
Prêmio CONCERTO Participe da votação do público!
Notícias Bruno de Sá lança 'Roma Travestita' em recital no Theatro São Pedro
Notícias Instituições, orquestras e músicos concorrem ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo
Notícias Prepare-se: os destaques da programação da semana
Memória Penderecki e Edino Krieger em um bar do Flamengo, por Luciana Medeiros

Quarteto Attacca [Divulgação]
Quarteto Attacca [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.