São Paulo terá série mensal dedicada à música de câmara contemporânea

por Redação CONCERTO 29/07/2022

Com curadoria de Alexandre Rosa e Alvaro Machado, programação terá recitais de música erudita brasileira, com primeiras audições mundiais

Música Inaudita é o nome da nova série mensal que acontecerá a partir de agosto no Auditório Rubens Borba de Moraes, da Biblioteca Mário de Andrade. Os recitais serão nas últimas terças-feiras de cada mês, com entrada franca. A estreia será no dia 30 de agosto com o duo formado pelo violinista Emmanuele Baldini, spalla da Osesp, e o pianista italiano Luca Delle Donne. O programa terá obras de Arthur Barbosa, Kleberson Buzo, João Carlos Rocha, Rinaldo Zamai e André Mehmari.

Com curadoria do contrabaixista da Osesp Alexandre Rosa e de Alvaro Machado, curador de artes cênicas da Biblioteca Mário de Andrade, a série Música Inaudita oferecerá recitais de música contemporânea erudita brasileira, com primeiras audições mundiais. “É desejável que compositoras e compositores brasileiros de variadas linhas estéticas tenham suas criações tocadas e apreciadas em vida, no tempo e contexto que as inspirou e dos quais somos também contemporâneos”, afirma Alexandre Rosa. 

A nova série apresentará obras nunca executadas em São Paulo, todas compostas para pequenas formações musicais, e vai contemplar de modo especial o piano. Ao proporcionar a escuta da música do século XXI ao vivo com comentários dos intérpretes sobre as obras, a série pretende contribuir também para a formação de novos públicos.

Para o segundo concerto (dia 27 de setembro), a pianista Lídia Bazarian, intérprete que há mais de quatro décadas se dedica à execução da música nova, traz um programa voltado a compositoras brasileiras: Valéria Bonafé, Mariza Resende, Tatiana Catanzaro, Silvia Ocougne, além de composições dela própria. 

Em outubro, haverá um concerto especial no âmbito do II Festival Mário de Andrade (que acontece entre os dias 21 e 23 de outubro), excepcionalmente na Sala do Conservatório, no qual será apresentada a peça de Villa-Lobos que encerrou a Semana de Arte Moderna de 1922.

A apresentação seguinte, dia 29 de novembro, reunirá a flautista e professora da USP Cássia Carrascoza com o pianista e professor da Emesp Horácio Gouveia. O programa terá obras de Alexandre Lunsqui, Paulo Chagas, Maurício Dottori, Clarice Assad, Sílvio Ferraz e Danilo Rossetti. 

Para finalizar a série deste ano, no dia 6 de dezembro, Música Inaudita apresentará o Monodrama em 14 Quadros - Cançõns Patetiques e Melancoliques, do compositor e professor de composição na UFES Antônio Celso Ribeiro. A obra será encenada e interpretada pelos músicos da Osesp Ederson Fernandes e Alexandre Rosa, pela pianista Lídia Bazarian e pela soprano Verônica Rosa.

Leia também
Notícias
Roberto Tibiriçá rege obras de Tchaikovsky em concerto com a GRU Sinfônica
Notícias Petrobras Sinfônica volta a se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Notícias Em fato inédito, concerto da Sinfônica da UFPB terá maestra e solista negros
Notícias Marina Martins e Lucas Thomazinho fazem recital na Sala Cecília Meireles
Entrevista “O barroco era o pop de sua época”, diz contratenor Jakub Józef Orlínski, por Irineu Franco Perpetuo
 

O pianista Luca Delle Donne e o violinista Emmanuele Baldini fazem o recital de estreia (divulgação)
O pianista Luca Delle Donne e o violinista Emmanuele Baldini fazem o recital de estreia (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.