A soprano alemã Diana Damrau é o destaque da edição de junho da Revista CONCERTO. Ela se apresenta em São Paulo pela temporada do Mozarteum Brasileiro e falou a Irineu Franco Perpetuo sobre sua carreira e sobre os planos para o futuro. "Quero continuar a tradição de recitais de cantores. Para mim, o programa tem que percorrer gêneros e estilos, e também diversas épocas, para mostrar a beleza da música, a beleza da voz, da arte, as diversas cores e impressões do mundo inteiro, e não ficar fixo em um tema, em uma ideia”, explicou, sobre os concertos que fará na Sala São Paulo.
Na seção Em Conversa, o maestro Roberto Tibiriçá faz um retrospecto de sua atividade como músico no momento em que completa 50 anos de carreira e 70 anos de vida. “Eu prometi ao Eleazar de Carvalho, lá atrás, que eu levaria adiante os concursos que ele criou; faço parte dessa linhagem da regência e quero deixar um legado na área pedagógica também. E continuar a fazer música sempre preservando a qualidade artística – por pelo menos mais dez anos”, diz a Luciana Medeiros.
O pianista Arnaldo Cohen apresenta-se em junho com a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e a Filarmônica de Minas Gerais. E falou a Júlia Tygel sobre a percepção que tem dos compositores que vai interpretar no Brasil. “A tristeza, a alegria, a ansiedade ou o desespero de Bach não são diferente daqueles de Strauss, Liszt ou qualquer compositor de hoje. O que muda é a forma como cada um expressa essas emoções ou sentimentos, ou comunica cada ideia”, afirma.
O Festival Sesc de Música de Câmara realiza sua quinta edição e Amanda Queirós conversou com Claudia Toni e Ricardo Ballestero, curadores, ao lado de Cristian Budu, do evento, que tem a voz como tema. “Nas obras escolhidas, podemos ouvir e ver vozes que narram, cantam, recriam e agem em cena, mostrando algumas formas de expressão possíveis além da canção e da ópera. Buscamos uma performance total, capaz de apresentar texto e música de forma presente”, afirma Ballestero.
Também em junho, o Theatro Municipal de São Paulo recebe a produção da ópera O contractador de diamantes, de Francisco Mignone. E o diretor William Pereira conversou com Irineu Franco Perpetuo sobre a montagem, que ele adaptou a partir daquela estreada no ano passado no Festival Amazonas de Ópera, em Manaus, com destaque para a tradução do texto para o português. “O libretista muito possivelmente traduziu o texto original do Afonso Arinos para um italiano frágil e problemático. E é uma ópera que começa toda cantada em italiano, mas de repente ganha um coro em português. Então, a ideia com a versão em português foi tirar esse aspecto de pastiche e de nacionalismo parnasiano que a ópera tem, e lhe dar força e legitimidade”, explica.
A Osesp recebe na Sala São Paulo a violinista Hillary Hahn, que vai apresentar o Concerto para violino e orquestra de Alberto Ginastera. “O concerto é uma peça representativa da maturidade artística de Alberto Ginastera. Falar em obra-prima é sempre um risco. Mas não há dúvida de que essa deve figurar entre as grandes composições do século XX para o instrumento. Entender os motivos para isso é voltar ao início da trajetória do compositor – e percorrer o caminho que sua inspiração empreendeu com o passar dos anos”, escreve João Luiz Sampaio na seção Repertório.
Em Fermata, a compositora Valéria Bonafé fala a Ana Cursino Guariglia sobre sua trajetória e sobre nos silêncios da tua voz, obra encomendada pelo Coro da Osesp e que será estreada este mês. “Tenho buscado outras maneiras de compor, de constituir uma poética sonora que revele as marcas da minha trajetória, do meu lugar de fala e de escuta”, aponta.
Leia também na edição de junho os textos de nossos colunistas. Camila Fresca escreve sobre as compositoras Dinorá de Carvalho e Helza Cameu. Júlio Medaglia aborda o trabalho do selo Azul Music. João Marcos Coelho apresenta a obra de Alexandre Tansman. E Jorge Coli reflete sobre o legado de Anton Bruckner.
No Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO você acompanha também a a programação completa das principais cidades do país. A edição traz ainda os lançamentos de CDs do mês e as notícias do mundo musical.
A edição de junho da Revista CONCERTO já está nos correios e em breve chegará à casa dos leitores. A versão digital completa da edição impressa pode ser vista no Site CONCERTO (clique aqui), com acesso integral para assinantes. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.
Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.