O Theatro Municipal de São Paulo apresenta nesta sexta e no domingo a ópera Tosca, de Puccini, em versão de concerto. A soprano Carmen Gianattasio canta o papel título, ao lado do tenor Atalla Ayan, que tem se direcionado a papeis mais pesados em sua carreira, e do barítono Leonardo Neiva, que acaba de ser anunciado como novo membro da companhia estável da Ópera de Viena. A regência é de Roberto Minczuk.
Estreada em 1900, Tosca é baseada em peça de Victorien Sardou escrita para a atriz Sarah Bernhardt em 1887. Narra a história da cantora lírica cuja paixão pelo pintor Cavaradossi a envolve em uma trama política marcada por perseguições e tortura.
“Tosca está mais preocupada com a intensidade da ação, rápida e brusca, do que com o aprofundamento psicológico; e é dominada por duas figuras muito parecidas: a da cantora cuja paixão pelo amante a leva a perder a cabeça e comprometê-lo; e a do chefe de polícia cuja obsessão sexual por Tosca o leva às raias do sadismo. O embate entre esses dois seres fortes conduz às piores formas de violência: mentira, tortura, chantagem sexual, assassinato para escapar do estupro, e a descoberta de que, mesmo morto, Scarpia enganou Tosca, fazendo-a crer na falsa esperança de libertação. E no final, o salto espetacular sobre a amurada do castelo”, escreveu Lauro Machado Coelho em texto publicado na Revista CONCERTO em 1997 e que pode ser lido na seção Acervo CONCERTO.
“Inédita, para a sua época, pela brutalidade dos fatos e sentimentos que expõe, Tosca é inovadora também pelo seu enérgico estilo de canto - em especial o frenético recitativo do ato II em que, com frequência, intervêm o parlato e o grito. Até hoje, sua dinâmica de teatro de prosa, em que o canto assume as formas da frase falada, tem um impacto muito forte, que explica a instintiva adesão do público a ela.”
Além da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coro Lírico Municipal, participam do espetáculo os cantores Andrey Mira, Leonardo Pace, Ricardo Gaio e Isabella Luchi. As apresentações são uma parceria do Municipal com a Cia. Ópera São Paulo e os Amigos da Ópera Jacareí.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Acervo CONCERTO Tosca, de Puccini, por Lauro Machado Coelho
Acervo CONCERTO A vida de Puccini, por João Luiz Sampaio
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.