Orquestra Acadêmica de São Paulo apresenta ópera ‘Carmen’, de Bizet

por Redação CONCERTO 19/11/2023

Após uma temporada de La traviata, de Verdi, a Orquestra Acadêmica de São Paulo e o Coral da Cidade de São Paulo estão de volta ao Teatro Bradesco para uma série de apresentações da ópera Carmen, de Bizet. A montagem integra o repertório da companhia e tem direção cênica de Rodolfo García Vázquez. A direção musical e a regência são do maestro Luciano Camargo. 

Carmen é inspirada no livro de mesmo nome de Prosper Merimée e se tornou uma das mais célebres obras do repertório. Ao narrar a história da cigana Carmen e do soldado Don José, é também um marco histórico, símbolo do realismo francês que, pouco depois, chegaria à Itália por meio do verismo. 

Dois elencos se dividem na produção. Carmen será vivida por Juliana Taino e Marly Montoni; Don José, por Mar Oliveira e Rafael Ribeiro; Escamillo, por André Rabello e Marcelo Dias; e Micaela, por Giulia Moura e Joyce Martins. Apresentações de 17 a 27 de novembro.

A produção da ópera tem como ponto de partida a consciência de que Carmen “é uma mulher simples,  uma mulher do povo, não é uma dama, uma cigana de vestidos luxuosos”. “Assim como Don José é apenas um soldado. No fim das contas, todos são pobres, há contrabandistas etc., e entender isso permite a desmistificação das personagens”, explicou o maestro Luciano Camargo na época da estreia da montagem.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
Theatro Municipal de São Paulo anuncia temporada 2024 com sete óperas
Notícias Lorena Pires Adão e Andrey Mira vencem Concurso Joaquina Lapinha
Notícias Soprano Kristine Opolais faz recitais na Sala São Paulo
Notícias Com nova curadoria, Instituto Inhotim reforça atividade musical
Dança em diálogo Dança na internet: a potência da arte na rede que abraça o mundo

Cena da ópera 'Carmen', de Bizet [Divulgação]
Cena da ópera 'Carmen', de Bizet [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.