Retrospectiva 2022: Frederico Lohmann, superintendente da Sociedade de Cultura Artística
Em 2022 a Cultura Artística completou 110 anos de atividades ininterruptas, sempre com a missão de tornar a arte parte da vida das pessoas, através de espetáculos de excelência e programas de formação. Esta efeméride foi marcada pela retomada de toda a programação presencial da Cultura Artística e da etapa final de obras do Teatro Cultura Artística, dois fatos fundamentais para a nossa instituição.
Após dois anos de interrupção da maior parte de nossos concertos presenciais, o tenor Piotr Beczala, se apresentando pela primeira vez no Brasil, abriu a programação de 2022 de forma exemplar. Ao longo do ano tivemos também a oportunidade de assistir excelentes pianistas, todos com perfis bem diferentes, incluindo Nikolay Lugansky, Khatia Buniatishvili, Vadym Kholodenko e Benjamin Grosvenor, além das memoráveis apresentações de Jakub Orlinski com o grupo Il Pomo D’Oro, de Joshua Bell à frente da Academy of Saint-Martin in the Fields, de Guido Sant’Anna com a The Deutsche Kammerphilharmonie Bremen, do Duo Siqueira Lima e do Quarteto Attacca.
O Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro da Cultura Artística seguiu crescendo e se aprimorando. Aliás, a conquista da 10ª edição do Concurso Internacional de Violino Fritz Kreisler por nosso bolsista Guido Sant’Anna foi motivo de grande orgulho para todos nós.
Demos também continuidade a parcerias importantes, incluindo o Estúdio Monteverdi de André Mehmari, em relação à nossa programação online, e com o Departamento de Música da USP, em relação à 13ª edição do Encontro de Retórica. Finalmente, com as obras do Teatro Cultura Artística retomadas, aguardamos ansiosamente sua inauguração, prevista para o segundo semestre de 2024.
[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2022 da Revista CONCERTO.]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.