Inês Bogéa: ano intenso, de aprendizados e conquistas

por Redação CONCERTO 20/01/2023

Retrospectiva 2022: Inês Bogéa, diretora artística e educacional da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança / Associação Pró-Dança  

O ano de 2022 foi intenso, de aprendizados, resiliência, troca de saberes, esperanças e planos convertidos em ações, com o nascimento da São Paulo Escola de Dança e os 14 anos da São Paulo Companhia de Dança, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa geridos pela Associação Pró-Dança.

A Companhia realizou 146 atividades para 117 mil pessoas, em seus eixos de atuação (produção e difusão, programas educativos e sociais e de registro e memória). Na capital, nos apresentamos em quatro grandes teatros com cinco estreias e coreografias do repertório – do clássico ao contemporâneo: Theatro São Pedro e Sala São Paulo com orquestras ao vivo; Sérgio Cardoso e Alfa.

Estivemos em 9 cidades no Estado de São Paulo e em Belo Horizonte; e em 12 cidades na França e Canadá, promovendo a imagem do Estado em turnês custeadas por compradores internacionais. Na área de audiovisual produzimos filmes e documentários. Como diretora comemoro, em 2022, 40 episódios da série Figuras da Dança.

O nascimento da Escola marca a vida da cidade pela sua ação de formação e por ressignificar o uso de um patrimônio histórico, o terceiro andar do Complexo Júlio Prestes. As propostas incluem: difusão da dança, acesso ao mundo das artes, intercâmbios culturais e pedagógicos.

Em 2022, 763 estudantes frequentaram a Escola (cursos regulares, de extensão e/ou iniciação); 50% das vagas são para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, social e/ou relacional; 20% para pessoas negras, pardas ou indígenas. A Escola e a Companhia são programas com total sinergia. No Brasil e no mundo seguimos conectados com pessoas que criam uma rede formidável de arte e comemoram a vida com as singularidades de cada um. Quando olho para 2022, vejo arte, gratidão, potência e futuro. 

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2022 da Revista CONCERTO.]

Inês Bogéa

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.